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Shimano EP8: a evolução das bikes elétricas

As e-bikes vêm ganhando cada vez mais espaço nas trilhas e estradas mundiais, seja como uma opção de transporte urbano ou para dar aquela forcinha na hora de acompanhar os amigos no single track. E agora a Shimano dá um grande passo na direção da popularização deste sistema com o lançamento do EP8, com uma reformulação de software e hardware.

Hardware

Motor

O novo motor foi reformulado e possui apenas 2,6kg, uma redução de 300g em relação ao E8000, graças à sua carcaça de magnésio.

Mas engana-se quem pensa que um motor mais leve entregaria menor potência, pois, agora, o DU-EP8000 (nome completo do motor) entrega 85nm – um aumento de 21% frente ao modelo anterior -, ficando entre os melhores da categoria na relação peso-potência.

O redesenho do motor também ajuda no momento em que ele está desligado (seja porque o ciclista passou de 25 km/h ou por opção do usuário, pois houve uma redução no arrasto na pedalada). Aquela resistência criada pelo motor quando não está funcionando caiu incríveis 36% e, aliada ao novo sistema de embreagem, fica ainda mais suave quando alterna entre ligado e desligado.

Essas alterações fazem com que a experiência de pedalar fique cada vez mais próxima de uma bike sem assistência do motor elétrico, tornando a pedalada natural e fluida.

Outro ponto importante para os mais radicais: o motor sendo menor proporciona também uma maior distância do solo, fazendo com que trilhas mais técnicas sejam melhor exploradas e com menor risco de impactos e acidentes.

Características técnicas do motor: 

  • O motor EP8 roda em um Fator-Q de 177mm e vem com seus próprios pedivelas, disponíveis em: 160*/165/170/175 mm (*novo).
  • Virá configurado para 12 velocidades da SHIMANO, XTR/XT/SLX/Deore, que contam com a tecnologia Dynamic chain engagement+ (12 velocidades) em três opções de coroas (34D/36D/38D). 
  • O DU-EP800 utiliza o mesmo padrão de montagem em quadros que os DU-E8000 e DU-7000; montadoras podem utilizar o mesmo projeto de quadros para os vários motores SHIMANO. 
  • SHIMANO EP8 é compatível também com trocas de marcha mecânicas de sistemas de 9/10/11/12-velocidades, sistema eletrônico Di2 (de 11-velocidades) e sistema de cubo de marcha interna (11/8/7/5-velocidades). O EP8 é compatível em particular com o recente cubo NEXUS Inter-5, tornando bicicletas de alta potência equipadas com cubo interno Shimano para cidade e trekking, uma realidade. 
  • Um novo dispositivo de corrente (CD-EM800) também estará disponível. Com um design novo para escoar a lama mais facilmente, oferece maior controle sobre a corrente e é compatível com configurações SHIMANO STEPS de 11 e 12-velocidades com um chain line de 56.5mm ou 53mm, graças a um espaço ajustável entre a corrente e a guia. 

Controles de guidão: computador e botão

À primeira vista, o novo computador de bordo (SC-EM800) é muito similar ao modelo anterior. No entanto, algumas melhorias e funcionalidades foram incorporadas – entre elas, a possibilidade de se alternar entre perfis customizados. Outra melhoria é na sua tela de 1,6″, que, além de melhorar o perfil, sendo mais compacto, também permite melhor visualização mesmo debaixo de sol intenso.

O SC-EM800 ainda possui funcionalidades Bluetooth para a conexão com o app E-Tube da Shimano e também conexão ANT para monitoramento por outros computadores, podendo compartilhar com eles informações de bateria e marcha.

Para fechar o cockpit temos o botão SW-EM800-L, compatível com o padrão I-spec da Shimano, que possui agora um design mais ergonômico e com textura melhorada, facilitando na alternância entre os modos; com o botão é possível alternar entre os modos ‘Off’ para ‘Eco’, ‘Trail’ e ‘Boost’, além do ‘Walk Assist’ (não disponível no Brasil). O botão também pode ser removido completamente, se o ciclista optar pela utilização do botão EW-EN100.

Baterias

Opções de bateria incluem as novas baterias da Shimano lançadas em maio 2020: duas baterias de 630Wh; a bateria de tubo inferior BT-E8016 e a bateria interna BT-E8036, além da bateria interna menor, porém com capacidade de carga rápida de 504Wh, a BT-E8035-L. Como as anteriores, todas as baterias Shimano STEPS possuem vida útil longa, aguentando até 1000 ciclos de carga, antes de caírem para 60% da sua capacidade de carga, o que em muitos casos vai além do tempo que a bicicleta fica com o dono.

EP8 Software

O hardware novo e melhorado não seria completo sem um software para acompanhar. E aqui a Shimano lapidou todo o sistema, de forma a dar ao ciclista melhor controle para extrair toda a potência possível dos componentes, mantendo a pedalada e da forma mais natural possível.

Os modos de fábrica são dispostos da seguinte forma:

  • Modo BOOST encerra em 85Nm de torque, alcançado com baixo torque de pedalada.
  • Modo TRAIL também encerra apoio em 85Nm porém, também responde mais ao input do ciclista, tanto ao economizar bateria com pedalada de baixo torque, quanto aumentando rapidamente a entrega de potência para oferecer 85Nm de máximo, em aproximadamente 60Nm de torque. Essa entrega vem muito antes do que o modelo anterior oferecia, e é esse algoritmo de relação de assistência mais ágil que faz o modo TRAIL ser tão versátil.
  • Modo ECO para em 30Nm, alcançado de forma similar. Além de uma relação ampliada, o modo ECO pode com certeza, ser utilizado por ciclistas para se exercitarem quando desejarem.

Todos os modos são customizáveis através do app E-TUBE PROJECT, cada modo pode ser configurado em 10 diferentes níveis, usando desde 20nm até o máximo de 85nm e além dos 3 modos padrão, podem ser incluídos mais dois perfis customizáveis para diferentes tipos de pedal e todos eles podem ser alternados pelos computador e botões do cockpit.

Os apps estarão disponíveis dia primeiro de setembro para Android e iOS, para mais informações consulte: https://www.shimano-steps.com/e-bikes/europe/en/service/E-tube.

Ainda não foram informados quais fabricantes irão incorporar o EP8 em suas linhas, então fiquem ligados para mais informações em breve: YoutubeFacebookInstagram

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

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