BrasilCicloturismoFoz do IguaçuMountain bikeRolês

Volta ao Parque, rota tradicional e casca grossa!

Uma das mais conhecidas (e temidas) rotas de Foz do Iguaçu, a Volta ao Parque, é feita de uma mistura de trajetos em terra, asfalto, pedra irregular, suor, dor e lágrimas (Ah! Um pouco de cascalho também). A rota é conhecida por sua relativamente curta extensão, mas moderado/avançado grau de dificuldade.

A rota começa na entrada do Parque Nacional do Iguaçu e vai até a BR 277, com aproximadamente 20km de extensão, ou, caso o cliente deseje, pode ser também feita ao contrário, iniciando na rodovia (o que alguns dizem ser mais fácil).

Poucos corajosos gostam de fazer a “ida e volta”, portanto, vão de carro até o Parque Nacional e percorrem o trajeto até a BR-277, dão meia volta e retornam até o Parque. Outros, como eu, preferem ir de casa até lá de bike e fazer o trajeto em apenas um sentido (ou nos dois se você estiver bem monstrão biiiiirl).

Link para o segmento no Strava: https://www.strava.com/segments/5585583

Parte da dificuldade são os morros, e em certas épocas do ano, o vento; tudo isso, agravado pela quase total ausência de sombra, pois se trata exclusivamente de estradas rurais; apesar do nome, a rota circunda não o Parque Nacional, mas as propriedades rurais que margeiam a área de proteção ambiental.

Expectativa
Realidade

Embora o trajeto seja um pouco difícil, é recompensador e empolgante demais, e muitos ciclistas guardam na memória com muito carinho os passeios com vento nos cabelos e terra na cara.

“Foi meu primeiro pedal. É um lugar que remeteu a toda a minha história, meus desafios… Chorei e ri de felicidade e, sempre que posso, faço de novo, porque o sinto o mesmo sempre”. (Eli Terezinha Krauss)

“Volta ao Parque ainda é um rolê que traz recordações da infância de muitos – meu pai, Joca, é um desses. Tem uma história de vida com esse lugar incrível”. (Adriana Espindola)

Adriana e seu pai, Joca.
Jussara está sempre preparada, afinal, nunca se sabe quando se precisará de uma pamonha…

Posso ter chorado escrevendo esse texto, por motivos que farão vocês chorarem também em outro post que virá em breve.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

5 thoughts on “Volta ao Parque, rota tradicional e casca grossa!

  • Miguel Bruch Deitos

    Parece ser uma baita rota! Vou testar hoje.

    Resposta
    • Fernando Correia

      Opa! Fala Miguel, como foi o passeio?

      Resposta
      • Miguel Deitos

        Gostei bastante do trajeto é cheio de pequenos desafios e um ambiente bem tranquilo, bom pra desafogar e esquecer o caos de Foz. Terminar o trajeto não é tarefa difícil, a real dificuldade consiste em retornar pra casa hehehe Lá se foram uns +50km.
        Em breve vou testa-lo novamente mas munido de mais garrafas d’água e algo pra comer. XD

        Resposta
        • Fernando Correia

          Fala Miguel! Que bom que gostou do trajeto, eu sempre levo a mochila de hidratação e algumas barrinhas também, nunca se sabe não é mesmo?

          Resposta
  • Gaudencio

    Fiz ontem essa rota TOP👏👏👏

    Resposta

Comente

%d blogueiros gostam disto: