CuriosidadesDownhillEnduroGeralInicianteMountain bikeRolêsTrail

Saiba qual trilha percorrer conhecendo os níveis de dificuldade

Você tem vontade de fazer trilha, mas não sabe por onde começar? Vamos te ajudar.

Neste texto, vamos identificar os níveis de dificuldade de cada trilha – cada uma tem um respectivo símbolo e característica. Estes símbolos, conhecidos como Trail Difficulty Rating System (Sistema de Avaliação de Dificuldade de Trilha), são muito usados em Bike Parks no Brasil e principalmente em países onde as modalidades de Mountain Bike mais extremo são mais comuns. Assim, dependendo do seu nível de experiência, fica mais fácil localizar a trilha ideal para você.

Compreendendo as classificações

Bom, então como iniciar? Este tipo de classificação de trilha é muito interessante por tornar fácil essa seleção. No caso de um novato, basta encontrar a sinalização das pistas “White Circle“, que serão apropriadas para você. Tem mais experiência e quer algo mais extremo? As “Black Diamond” serão ideais. Explicaremos melhor abaixo.

Para cada nível, existe uma preocupação com o tipo de terreno, tipos e alturas de obstáculos que podem (ou não) haver, largura ideal e inclinações. As inclinações são medidas de duas formas: a primeira seria a inclinação média de todo o trecho. Já a segunda é para cada “ribanceira” que vai haver no decorrer da trilha – para cada nível de dificuldade, há uma inclinação máxima.

Além disso, é também muito mais simples explicar para outro ciclista o estilo de trilha que vocês vão andar. Tendo o conhecimento conceitual destes níveis não é necessário dar tantos detalhes. Basta sinalizar se ela é uma trilha Green, Blue ou Double Black, e aí também não precisamos ouvir: “Ah! Se eu soubesse que era assim eu ia!”.

Os níveis

Muito fácil (White Circle) – todos os níveis

Uma trilha bem plana e larga, pode ter parte pavimentada, mas normalmente um piso bem firme e duro, utilização prática para todos os níveis.
Largura de 1,83cm ou maior.
A inclinação média da trilha é de menos de 5%, a mais íngreme é de no máximo 10%
Estas trilhas são conhecidas como “Greenways” (Vias Verdes), são usadas normalmente como trilhas para caminhadas e passeios de bike, por serem mais tranquilas, sem muitas interrupções e sem dificuldades, são ideais para os iniciantes que estão tendo seu primeiro contato com a terra.
Estar em um piso que não seja pavimentado, como terra batida, grama ou cascalho já pode fornecer bons aprendizados para evoluir nas trilhas mais técnicas.

Fácil (Green Circle) – Iniciante

Trilha larga com subidas e com passagens por obstáculos como pedras, raízes e pequenos drops (degraus); o terreno é firme e estável.
Largura de 92 cm ou maior.
A inclinação média da trilha é de 5% ou menos, a mais íngreme de no máximo 15%.
Nestas trilhas, os obstáculos não passam de 5 cm de altura, mas já existe a necessidade de saber passar por eles. Já é um ótimo incentivo para aprender mais técnicas e é interessante que os novatos estejam acompanhados de ciclistas mais experientes para que possam aprender com eles, como, por exemplo, passar por determinados obstáculos e como fazer algumas curvas. Já é um tipo de trilha em que pode haver pontes com no mínimo 92 cm de largura.

Médio (Blue Square) – Intermediário

Trilha com relevo mais íngremes, obstáculos inevitáveis e mais intensos, como pedras maiores, até mesmo Rock Gardens, raizes e gaps mais altos, terreno estável mas com variações.
– Largura de 60cm ou maior.
– A inclinação média da trilha é de 10% ou menos, a mais íngreme é de 15% ou maior
Sendo um nível intermediário, os obstáculos devem chegar em até 20cm de altura, exige bem mais técnica mas não chega a ser demais, o terreno se mantém mais estável sem o risco de se perder nas curvas, com o uso de bifurcações nas trilhas podemos evitar alguns obstáculos no qual começam a serem mais radicais, como alguns saltos e rampas. Dentro da categoria de MTB, as bikes de XC (Cross Country) chegam até aqui sem problemas.

Difícil (Black Diamond) – Avançado

Trilha ainda mais íngreme e mais estreita; além de todos os obstáculos serem ainda maiores, saltos e curvas mais agressivas se tornam padrão.
Largura de 30 cm ou maior.
A inclinação média da trilha é de 15% ou menos, a mais íngreme é de 15% ou maior.
Obstáculos de até 38 cm de altura, pedras soltas e terreno muito variável com instabilidade nas curvas. Se você não está com uma bike de Trail, Enduro ou Downhill, nem pense em entrar em uma trilha como essa, pois são muito mais técnicas e exigem muita experiência, normalmente são rápidas e, mesmo tendo desvios de alguns obstáculos, não deixa de ser uma pista mais extrema.
Pontes neste tipo de trilha devem ter pelo menos 60 cm de largura e em pistas curtas estes critérios podem ser extrapolados.

Extremamente Difícil (Double Black Diamond) – Expert

Trilha com grande variação de terreno e muito imprevisível, principalmente no tipo de solo, sendo necessária grande experiência técnica e equilíbrio para passar de todos os desafios.
Largura de 15 cm ou maior.
A inclinação média da trilha é de 20% ou maior, a mais íngreme é de 15% para mais.
Este é o último nível para meros mortais – claro que aqui a quantidade de pessoas com técnica para andar em uma trilha como esta diminui bastante, pelo tipo de bike utilizada e pela experiência necessária. São descidas rápidas, com obstáculos e terreno extremamente variado. Concluir com êxito trilhas neste nível com certeza demonstra o tipo de ciclista que você é.

Extremamente perigoso! (Double Orange Diamond) – Profissional

Trilha extremamente perigosa, até mesmo para ciclistas profissionais. É necessário conhecimento avançado em técnicas, manobras, equilíbrio e no controle da bike.
Largura de 8 cm ou maior.
A inclinação média da trilha é de 15% ou menos, a mais íngreme é de 20% ou maior.
Um nível de trilha para poucos. Isso porque é necessário convite para participar de pistas com esta dificuldade. Insano é a palavra que define um local deste.
Além de toda a experiência necessária, é bom também ter um bom nível de atenção pois qualquer cálculo errado pode ser fatal. Por isso, vamos apenas apreciar quem sabe fazer.

Por último, mas não menos importante: Se você está buscando trilhas na sua região ou quer se planejar para uma viagem, baixe o Trailforks.

E lembre-se: ande sempre com cuidado e atenção. Se sentir medo, não vá. Você não vai ser melhor ou pior por ter concluído uma trilha, mas pode se safar de uma visita ao hospital! hehe.

Edward Richards

Comecei a pedalar antes de caminhar, sou um entusiasta e apaixonado por tudo que envolve a bike e quero o máximo para que tenhamos mais respeitos nestas ruas caóticas.

Comente

%d blogueiros gostam disto: