CompetiçõesEventosGeralMountain bikeReview do pedal

Participamos do Festival Brasil Ride 2019

Há muito tempo ouço falar de como o Brasil Ride é um evento maravilhoso. Então, finalmente tomei coragem. Eu e a esposa botamos as bikes no carro e partimos para não somente conhecer o evento, mas também participar (birrrlll).

Selfie obrigatória

Depois de percorrer 900 km (com uma parada estratégica em Londrina), chegamos à Terra do Saci. Conhecida por sua geografia singular, Botucatu é cercada de morros por todos os lados, o que já me deu um certo friozinho na barriga e uma moleza nas pernas.

Fomos direto para o credenciamento e retirada do kit, pois no dia seguinte gostaria de dormir um pouco mais e descansar da viagem. Ao chegar lá, fiquei impressionado com a organização do evento. O clima era de competição e festa.

Circulamos um pouco pelos stands, compramos algumas coisinhas e fomos revisar a bike e descansar. O alinhamento da categoria Sport seria às 9h30 de sábado, e a largada às 10h.

Com o sol raiando, partimos para o centro da cidade. Já pelo caminho avistamos dezenas de carros com bikes penduradas. No local do evento, milhares de ciclistas estavam reunidos e já alinhados para a largada. Mas, como era meu primeiro ano e não estava preocupado em ganhar, preferi ficar com a turma do fundão.

Galera alinhada

Duas grandes dificuldades no trajeto eram a altimetria acumulada de 1.200 m e o terreno bem arenoso – coisas que alguém que pedala em Foz não está nem um pouco acostumado. Esses fatores me fizeram tomar mais cautela e aperfeiçoar algumas técnicas de pilotagem.

A sinalização do trajeto era muito boa, e a equipe, muito bem preparada. Não era preciso andar muito para encontrar uma pessoa com a camiseta do evento ou um carro de apoio.

Enfim consegui finalizar os 72 km do trajeto em 70º lugar, com 3h29min de prova – isso com várias pausas para fotos, vídeos, um xixizinho básico e reabastecimento de água no ponto de apoio do km 44. Ou seja, fiquei melhor do que eu imaginava.

A prova foi muito desafiadora e em alguns momentos até cheguei a pensar que não daria conta. Mas tudo correu bem e consegui chegar vivo na linha de chegada. Talvez ano que vem participe novamente, quem sabe até na categoria Pro (talvez não hehehe).

Em resumo, foi uma experiência muito gratificante, e recomendada a todos. Bora formar uma caravana de Foz do Iguaçu ano que vem?

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça