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A volta de um ícone: A nova geração da suspensão Manitou R7 chega ao mercado brasileiro

Já chegou a ver uma suspensão com o arco invertido, na parte de trás? Essa é a marca registrada das suspensões da Manitou, e depois de 7 anos ela vem redesenhada e com tecnologia atualizada, com um design que faz a gente lembrar daquele ícone do início dos anos 2000. São dois modelos já disponíveis: a R7 Expert e a R7 Pro. A marca é distribuída com exclusividade pela Isapa em todo o território nacional.

As novas suspensões são definidas para a prática de XCO e XCM e, de acordo com o fabricante, são produtos que atendem bem tanto o ciclista que deseja fazer o pedal por diversão, quanto o que quer competir intensamente, de estradas de chão e sprints sem piedade, a singeltracks e rock gardens.

Chassi leve e com o tradicional arco invertido

As suspensões foram redesenhadas para unir baixo peso, rigidez, segurança e usabilidade nos mais diversos estilos de pedal do cross country. Segundo o corpo de engenharia do grupo Hayes, à qual a Manitou pertence, o chassi usando o arco invertido permite uma distância menor entre o arco e o eixo, o que resulta em 13% a mais de rigidez em relação aos garfos com o arco tradicional. As novas Manitou R7 possuem hastes de 32 mm, em alumínio, e são compatíveis com rodas aro 29” ou 27,5” plus, uma tendência mundial.

Sistema de compressão VTT

Desenvolvido pela equipe de engenharia da Manitou, o sistema de compressão VTT (Variable Terrain Tune) é uma das principais novidades dos novos modelos. O conceito por trás desta tecnologia foi permitir que a suspensão pudesse ser travada totalmente, sem comprometer o sistema quando nas posições destravada e firme. Explicando de forma resumida e direta, o sistema controla melhor as pancadas sofridas em terrenos irregulares e não força o sistema de fluxo de óleo de baixa velocidade. O sistema de compressão VTT conta com três posições (aberta, firme e travada), para que o ciclista possa garantir alto rendimento nas mais variadas situações e terrenos.

Chassis boost com eixo Hexlock SL 110

O sistema de eixo passante da Manitou R7 possui a ponta sextavada, o que impede que o eixo gire no próprio garfo, diminuindo ainda mais a torção, ou seja, deixa o garfo ainda mais rígido, com simplicidade e leveza, principalmente para quem busca alto rendimento.

Sistema pneumático

As duas suspensões utilizam uma única válvula de regulagem de pressão. Em ambas, o sistema calibra as câmaras de ar positiva e negativa. No caso da versão Pro, utiliza o mesmo sistema da suspensão de Downhill Manitou Dorado, além do sistema Incremental Volume Adjust (IVA), que utiliza espaçadores internos para uma melhor regulagem da pilotagem, tendo uma melhor leitura de terrenos para cada tipo de ciclista. Já na versão Expert, a ideia de funcionamento é a mesma, mas um pouco mais simples e sem o recurso (IVA).

Ficha técnica da nova geração das Manitou R7

Manitou R7 Pro

Peso: 1.648g
Curso: de 80mm a 120mm, ajustável internamente (100mm de fábrica)
Sistema de amortecimento: Dorado Air com IVA
Sistema de compressão: VTT Pro
Ajustes: pressão do ar, retorno, e 3 posições de compressão
Tubo superior:  Tapered (1 1/8” x 1.5”)
Eixo: Hexlock 15mm X 110mm (BOOST)
Tamanho máx. do pneu: 29×2.6”
Suporte de freio: PM 160mm, máximo de 203mm
Crown forjado em alumínio, com estrutura oca

Manitou R7 Expert

Peso: 1.812g
Curso: de 80mm a 120mm, ajustável internamente (100mm de fábrica)
Sistema de amortecimento: Expert Air
Sistema de compressão: VTT Pro
Ajustes: pressão do ar, retorno, e 3 posições de compressão
Tubo superior:  Tapered (1 1/8” x 1.5”)
Eixo: Hexlock 15mm X 110mm (BOOST)
Tamanho máx. do pneu: 29×2.6”
Suporte de freio: PM 160mm, máximo de 203mm
Crown forjado em alumínio, com estrutura oca

A nova geração dos amortecedores Manitou R7 está à venda nas principais bikes shops do Brasil, ainda sem valor sugerido de venda definido para o mercado.

Ter cada vez mais opções de peças e acessórios obriga o mercado a desenvolver a tecnologia com preço competitivo. Quem ganha com isso somos nós, consumidores, pois ter a opção de escolha enriquece o comércio em geral.

O editor.

Edward Richards

Comecei a pedalar antes de caminhar, sou um entusiasta e apaixonado por tudo que envolve a bike e quero o máximo para que tenhamos mais respeitos nestas ruas caóticas.

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