CuriosidadesManutençãoMountain bike

7 dicas de upgrade grátis para bikes

Quase todo mundo tem uma câmara de ar estragada perdida pela casa. Mas antes de jogá-la no lixo, saiba que tem muita coisa que você pode fazer com ela. Hoje apresentaremos 7 dicas para dar um up na bike sem gastar nada.

1 – Capa para canivete multiferramentas

Um pedaço de câmara pode ajudar não só a conservar a sua fiel companheira de manutenções, mas também a evitar que os parafusos dela se soltem com a vibração, além de dar uma pegada melhor e deixar somente uma ferramenta aberta por vez.

Basta medir o tamanho adequado, cortar e, pronto!, você terá uma capa para suas ferramentas.

2 – Anéis multiuso

Como a câmara é um tubo, é possível cortar anéis de borracha para ajudar a organizar a caixa de ferramentas, por exemplo. Basta cortar diversos anéis e levar com você. Eles também podem servir para substituir temporariamente uma fita de vinil (enforca-gato ou fita Hellerman) ou mesmo segurar apenas uma ferramenta aberta por vez no seu multiferramentas.

3 – Proteger e firmar acessórios

Muitos dos acessórios da bike, como as bolsa de guidão para celular, são feitos de plástico, que podem riscar ou mesmo escorregar com a vibração. Usando pedaços de borracha você mantém as coisas sem escorregar e protege ao mesmo tempo.

4 – Remendos de emergência

Se você ainda não se rendeu ao tubeless e tem muito azar (como eu) pode ter situações em que fica sem remendos. Saiba que levar alguns pedaços de borracha pode salvar o seu dia, já que elas podem ser usadas com a cola para remendos para reparar a sua câmara furada.

5 – Protetor para pedivela

Seja no XCO ou no Downhill, sempre que o pedivela encontra uma pedra, o coração dói forte. Então, que tal tranquilizar a sua alma com esses protetores de pedivela? São simples e fáceis de serem fabricados. Basta cortar uma tira na largura do pedivela e um tubo, depois medir e furar onde os pedais se encaixam. Pronto, paz restaurada, e você estará pronto para cortar as trilhas sem sustos.

6 – Protetor de manopla

Em casa, eu tenho um cavalete para manutenção, mas, quando estou viajando ou indo para trilhas longas ou distantes, costumo levar na mochila um par de tubos de câmara. Assim, posso deixar a bike em qualquer superfície sem me preocupar em estragar as manoplas (além do que já riscaram com tombos).

7 – Protetor do chainstay

Um dos hacks mais clássicos da história do ciclismo: o protetor de chainstay feito com uma tira de câmara de ar vai não só dar a proteção que você precisa, como também diminuir o barulho da corrente batendo no quadro sempre que passar por uma pedreira ou aquele rock garden sinistro.

Primeiro limpo bem o quadro, pois a deixar sujeira pode riscar com o atrito, e para medir a quantidade de borracha que eu preciso, uso uma fita ou um cinto, enrolando no chainstay, mas sempre corto um pouco a mais para ajudar a segurar perto do final. Para finalizar, uso a fita Hellerman, mas é possível também usar fita isolante ou mesmo amarrar com a ponta que sobra ou com outra tira de borracha.

E você, tem alguma dica pra contar pra gente? Comenta aí.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente

%d blogueiros gostam disto: