AcessóriosMountain bikeReview

Review: rolo de treino Alt Cicle Al-04 Altmayer

Desde que começou a quarentena (que já dura bem mais de 40 dias), o que mais tenho sentido falta é de pedalar. E, obviamente, nesse tempo de confinamento, o pouco preparo físico que eu tinha também já foi para o beleléu.

Então, para tentar amenizar a situação, retomei a ideia de comprar um rolo de treino para pedalar em casa. Pesquisei, pesquisei, pesquisei e acabei optando pelo modelo Alt Cicle Al-04 da Altmayer.

Bonitinho, mas ordinário

Levei em consideração dois fatores no momento da compra: o primeiro é que eu não tenho habilidade para pedalar no rolo solto (livre), então optei por um fixo. O segundo fator foi o custo-benefício, já que eu não podia pagar muito caro (este custou R$ 350), mas queria um rolo com regulagem de esforço.

Fiz a compra pela internet, já que estou evitando sair de casa – portanto, não pude testar o produto antes. Mas, assim que chegou, resolvi registrar cada etapa para fazer um review e compartilhar com vocês minhas impressões.

Como vocês podem ver no vídeo, o produto já vem montado e pronto para usar. A instalação é, teoricamente, simples: basta alinhar a bicicleta no rolo e regular os fixadores e, depois disso, ajustar a regulagem de esforço. Fácil, né?

Só que não.

É exatamente aí que começam os problemas deste modelo de rolo que eu (infelizmente) escolhi.

Problema número 1: impossível centralizar a bicicleta

Deveria ser fácil e simples o encaixe, mas é impossível manter a bicicleta alinhada. Um dos motivos que eu imaginei serem a causa da dificuldade é que é necessário controlar bem o guidão para que não fique virando, como dá para ver no vídeo (se você tiver como pedir ajuda a alguém, melhor). Este modelo não vem com a base niveladora para a roda dianteira, o que eu recomendaria que você considerasse também. Mas, mesmo com o guidão estabilizado (gambiarra lifestyle), a bicicleta não fica bem centralizada no rolo.

Toda vez que você ajusta o regulador de um lado, desalinha o outro lado. E mesmo quando parece que você conseguiu ajustar, é só começar a pedalar que o pneu sai do rolo. E, quando não sai, a bicicleta sempre fica inclinada para o lado, o que, obviamente, é bastante desconfortável e não recomendado, pois pode causar lesões.

Problema número 2: muito barulhento

Além disso, esse rolo é extremamente barulhento. Eu coloquei um tapete embaixo, para evitar a vibração no piso, mas o barulho vem do rolamento mesmo. Em diversas pesquisas prévias que eu fiz, eu sabia que rolos tinham este problema de ruído, mas este é exageradamente barulhento. Mesmo com fones de ouvido com música no volume máximo, o barulho ainda se sobrepõe. Se você mora em apartamento, como eu, pode gerar um problema com seus vizinhos.

Em resumo, esses problemas tornam inviável o uso do rolo, já que, em tese, era para ser simples de ser utilizado. Dando uma pesquisada mais a fundo com outras pessoas que têm o mesmo modelo, descobri que não se trata de o meu equipamento ter vindo com defeito, pois é um problema comum relatado por vários usuários que têm o mesmo modelo. Creio que seja simplesmente pelo fato de o produto ser mal projetado mesmo. Tristeza e decepção definem.

Veredito: reprovado.

Pretendo devolver o rolo e tentar buscar outro. Não tive oportunidade de testar outros modelos, pois, como já dito, fiz a compra pela internet.

Mas, se você tem algum modelo bom e quer recomendar, deixe nos comentários e nos ajude a fazer uma compra melhor da próxima vez! (Faço review de novo e tudo!).

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

2 thoughts on “Review: rolo de treino Alt Cicle Al-04 Altmayer

  • Cris

    Olá, estou querendo comprar um rolo e pelo visto não é tão simples assim. Vc descobriu um rolo melhor?

    Resposta

Comente