CicloativismoFoz do IguaçuNotícias e novidades

Região da Vila A ganhará um parque para ciclismo e caminhada

A Itaipu Binacional anunciou, esta semana, a criação de um parque para caminhada e ciclismo na região da Vila A – mais especificamente, na área de mata localizada entre a Avenida Araucária e a BR-277, e entre as avenidas Paraná e Garibaldi -, conhecida como Arroio Jupirá. Para quem é adepto das trilhas de Mountain Bike, é onde se localiza o famoso Vietnã.

Neste espaço de área verde, deverá ser construído o novo parque.

Nós, do Bicicletismo, recebemos a notícia com otimismo, pois sempre comentamos o quanto faz falta um parque bacana na cidade, principalmente considerando o clima extremamente quente de Foz do Iguaçu. Temos poucas opções de espaços de convivência, e mesmo o Gramadão ainda é pouco arborizado.

De acordo com as informações oficiais, o local ganhará uma calçada de 4.800 metros para caminhada e corrida e uma ciclovia anexa à calçada, entre outras melhorias. Segundo as informações da Assessoria, por enquanto, não serão feitas alterações na Trilha do Vietnã.

Além do calçamento em paver e da ciclovia, o projeto prevê toda a iluminação e sinalização do trajeto. No cruzamento das avenidas Garibaldi e Araucária serão construídas uma quadra poliesportiva e uma guarita de vigilância. Também está prevista a manutenção de serviços diversos e de limpeza. Na próxima etapa, serão construídos quiosques, feito o paisagismo e criados lagos na região.

Projeto do novo “parque” na Vila A, ainda sem nome.
Detalhe da área da quadra poliesportiva.

Expectativa

O prazo oficial de execução da obra é de 24 meses, ou seja, dois anos. Aproveitamos para deixar aí a dica para a Prefeitura: que tal aproveitar o ensejo e implementar ciclovias em toda a Vila A, possibilitando o acesso seguro ao novo parque? Lembrando, também, que a região é muito utilizada por ciclistas e também por corredores, que na maioria das vezes precisam arriscar-se em meio aos carros.

Outras obras

Também estão sendo feitas outras obras na região, como a construção do Mercado Municipal, e um trecho de ciclovia que liga a entrada da Itaipu Binacional até o acesso à Furnas. A iniciativa é válida, porque a via é muito utilizada principalmente por estudantes que acessam o PTI (sejam da Unioeste ou da UNILA) e utilizam a bike como meio de transporte. Mas, ainda é pouco, considerando-se a extensão da Tancredo e, principalmente, a velocidade com que os carros passam por lá.

Mas, vamos acompanhar o andamento de todas essas melhorias e informar vocês sobre qualquer novidade.

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Um comentário sobre “Região da Vila A ganhará um parque para ciclismo e caminhada

Comente