Dicas bike

O que levar para pedalar?

Sempre que saímos para pedalar, queremos o mínimo de problemas para poder aproveitar o passeio ao máximo, então reunimos algumas dicas do que levamos para ajudar a evitar complicações indesejadas.

Primeiramente: água e comida

Hidrate-se

Estar sempre hidratado é um grande primeiro passo para se praticar qualquer esporte, a quantidade de água varia de acordo com a intensidade do treino e nos pontos em que é possível conseguir reposição no caminho.

Para treinos mais curtos, 20 a 30km, aconselho levar pelo menos uma garrafa média de água (500ml a 700ml) considerando que o clima esteja fresco, em dias de sol escaldante aumente a dose, se o trajeto for superior a 1 hora utilize algum isotônico também, pois o corpo já começará a perder sais rapidamente.

As bolsas de hidratação são uma boa opção para pedais mais longos, e além de se manter hidratado poderá carregar mais coisas que falaremos mais abaixo.

Uma boa dica para “calibrar” seu consumo de água é levar bastante (duas garrafinhas, a bolsa cheia, etc) e depois de acabar o treino medir o quanto não foi usado, assim fica mais fácil saber o quanto você consome por treino, e levar apenas o suficiente.

Levar algo para comer quebra um baita galho e evita alguns problemas de rendimento, até mesmo uma hipoglicemia (quando o nível de glicose no sangue fica abaixo do normal), além de poder quebrar o gelo com a morena “oi, quer uma barrinha de cereal?”

Existem diversas opções de comida específica para exercícios, podem ser desde as simples barrinhas até alguns saquinhos de gel de proteína, carboidratos, e outras coisas fitness com nomes complexos e usos específicos. 

Colocar uma rodela de limão ou algumas folhas de hortelã na água pode deixá-la mais refrescante.

Ferramentas

Canivete ou multi-ferramentas

Uma grande aliada do pedaleiro contemporâneo é o “canivete” de ferramentas, eles são compactos e ótimos para reparos rápidos e regulagens variadas, são encontrados em diversos tamanhos e formas, se atente aos tipos de ferramentas que eles trazem e se são compatíveis com sua magrela.

Um kit de reparo de câmaras de ar (espátulas, cola, lixa e remendos) e uma bomba para os pneus são itens essenciais, pois ninguém gosta de voltar empurrando a magrela de volta para casa, aconselho ainda a levar uma câmara de ar reserva, pois dependendo do tipo de furo o conserto pode não ser possível.

Outro item bom para quem força muito a bike é o missing link (ou powerlink) que é um elo para corrente que pode ser desmontado de forma rápida, ajudando no reparo da corrente caso ela quebre, ou até para ajudar na manutenção.

Acessórios

Bolsa de selim

A menos que você tenha bolsos largos é melhor ter alguns acessórios para carregar todas essas tralhas, se você já usa uma mochila de hidratação, pode usar a mesma para carregar tudo isso, caso contrário existem outras opções, como uma bolsa de selim, bolsas de quadro ou mesmo uma pochete, que dizem, voltou á moda.

Primeiros socorros

Se há uma certeza na vida bicicletística é: você vai cair!

Como essa premissa é inevitável, tente se organizar para quando isso acontecer colocando em suas tralhas alguns itens de primeiros socorros, como faixas, gazes, algum produto anti-séptico e analgésicos, complemente o kit caso você tenha alguma condição de saúde pré-existente, como asma, por exemplo.

Não precisa ser um kit enorme e completo, mas apenas alguns itens para uma limpeza rápida, evitando infecções e protegendo o local exposto.

Dinheiro, comunicação e documentos

Para finalizar, sempre carregue com você uma identificação com foto como um RG, carteira de motorista, passaporte etc; também algum dinheiro para emergências (costumo levar o suficiente para uma corrida de táxi até em casa).

Leve também um celular (pode ser aquele do ladrão) e avise a todos os seus amigos onde você foi, com quem foi, que horas saiu e qual o trajeto fará, se possível use um dos serviços disponíveis de localização em tempo real, o Strava possui o Beacon (pago) e até o Whatsapp possui a função.

Daremos mais dicas de segurança no futuro, mas essa última já pode te tirar de muitas enrascadas.

E você, o que carrega quando sai pra se aventurar, compartilhe com a gente e ajude-nos a criar a lista definitiva de tralha de bike!

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente