Dicas bikeManutenção

Corrente, catraca e coroa. Quem ama, limpa.

No que se refere a manutenção de bicicletas existem duas opções: fazer ou pagar para fazer. Sendo eu um ser desprovido de condições financeiras adequadas (pobre, pra encurtar), sempre cuidei da manutenção de minhas magrelas, regular marchas, esticar cabos, trocar pneus, apertar raios… mas de todas as coisas simples que você pode fazer para melhorar sua performance e diminuir o stress é limpar e lubrificar o grupo (também conhecido como transmissão).

O tal do grupo ou transmissão

Primeiramente vamos aos materiais que você vai precisar:

  • 2 Escovas de dentes velhas,
  • Panos de limpeza (aquela velha camiseta que você está gordo demais para usar),
  • Esponja,
  • Detergente,
  • Limão,
  • Água,
  • Óleo para corrente (prefira os biodegradáveis),
  • Tesoura sem ponta.

Uma única ressalva, tente usar panos que não solte fiapos e escovas que não soltem cerdas, eles podem ficar nos cantinhos apertados dos componentes e costumam ser muito difíceis de tirar.

Tchau Preguiça, Tchau Sujeira, Adeus cheirinho de… óleo

O primeiro passo é, caso você use freio a disco, envolver os discos e os calipers (onde ficam as pastilhas) com algum saco plástico ou outro tipo de proteção, de forma que estas peças não tenham nenhum contato com os produtos que usaremos.

Faça uma mistura de água, detergente e limão e com a escova, ensaboe bem todo o grupo, não esqueça de nenhum dente das engrenagens e nenhum elo da corrente; depois disso deixe descansar por um ou dois minutos, de preferência à sombra, para que a água não seque rapidamente, enxágue e repita o procedimento.

Depois que perceber que a sujeira começou a amolecer bem, esfregue vigorosamente cada engrenagem do conjunto, tanto das catracas quanto das coroas, use a mesma mistura para isso, perceberá que será difícil alcançar entre as catracas, para isso estique o pano e o passe entre elas, enxágue e repita até ficar satisfeito.


Quem não gosta de uma gambiarrinha?

Para a limpeza da corrente temos um pequeno truque, coloque as duas escovas de dentes com as cerdas unidas, uma de frente para a outra, depois amarre com uma borracha ou fita adesiva as suas hastes, coloque a corrente entre as cerdas, vá jogando um pouco da mistura de detergente e girando a corrente, isso limpará profundamente todos os elos da corrente.

Depois de ficar satisfeito com o resultado de toda a esfregação, use a esponja e água corrente (de preferência, mas molhar a esponja em um balde de água limpa também funciona) para remover toda a mistura de detergente, use também a escova para ajudar um pouco.

Use os panos para enxugar tudo o que der, depois gire vigorosamente os pedais, a força centrífuga das engrenagens ajudará a água a sair do conjunto; deixe a bike descansando até que todo o grupo esteja bem seco antes de seguir para o próximo passo.

Lubrificação

Agora vem a parte fácil, depois de tudo seco (chacoalhe a corrente e gire os pedais para ter certeza) pegue o lubrificante de sua preferência (a não ser que ele seja WD40, nunca use WD40), e pela parte interna da corrente adote uma das duas técnicas:

  • Elo a elo: marque um elo, pode ser com uma adesivo, esmalte, tinta ou apenas encontrando aquele um elo diferente, algo que lhe dê um ponto de referência. Pela parte interna da corrente (parte que faz contato com as engrenagens) aplique uma gota de lubrificante em cada elo de toda a corrente, devagar, com calma, inspire… expire… e depois de finalizar gire os pedais algumas dezenas de vezes, mas não muito rápido, apenas para fazer a corrente trabalhe e facilitar a penetração do lubrificante.
  • Highway of lube: na parte interna da corrente posicione a ponta do frasco de lubrificante sobre a corrente, até encostando se preferir, gire lentamente os pedais e aplique pressão no embalagem do óleo, fazendo com que haja uma saída contínua de óleo, calibre a velocidade de giro com a pressão do frasco, de forma que perceba que todos os elos estão recebendo o líquido, mas evitando que ele pingue no chão. Ao terminar, gire os pedais algumas dezenas de vezes para espalhar o óleo e facilitar a penetração.

Com o pano, retire todo o excesso de lubrificante das laterais da corrente, e caso ache que ela está muito “melequenta” ou pingando, também da parte interna e externa.

Alguns fabricantes sugerem que se aplique uma vez mais o lubrificante antes do uso da bike, esta informação está na embalagem do produto.

Use o óleo também para lubrificar as partes móveis dos câmbios, a não ser que o fabricante desaconselhe este uso.

A limpeza deve ser feita sempre que você notar acúmulo de sujeira nos componentes, caso ainda esteja tudo limpo, basta reaplicar o lubrificante a cada pedalada longa ou quando começar a notar que o barulho voltou.

Prontinho, agora você não chamará mais atenção no seu grupo de pedal com o ranger, o NHEC NHEC e o CRACK CRACK da sua corrente, sentirá também a bike mais “macia” para pedalar, tudo isso sem ter que dar dinheiro para a máfia das bicicletarias!!! brinks 🙂

Outras dicas Existem alguns equipamentos e produtos que podem te ajudar na limpeza das coisas, seguem alguns aqui:


Desengraxante próprio para limpar correntes e engrenagens



Limpadores de catracas e coroas, para alcançar os cantinhos chatos



Limpador automático para limpeza de correntes


Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

6 thoughts on “Corrente, catraca e coroa. Quem ama, limpa.

  • Ricardo neto

    So tirar o limão o resto esta no caminho certo rsss !!!!!

    Resposta
    • Fernando Correia

      Eita, sempre ouvi que o ácido do limão dava uma ajudada, porque tu acha que seria melhor tirar?

      Resposta
      • José Maria Mustafa de Moraes

        Pedalo todos os dias, ao chegar depois de uns 30/40km diário, vou para limpeza, com uma trincha de duas polegadas mergulho a ponta no querosene e vou aplicando como se estivesse pintando a catraca depois a coroa e por fim a corrente, passo também nos pedais , depois deixo secar em seguida passo um pano em tudo que apliquei querosene , deixo um pouco no sol , antes de aplicar o óleo lubrificante, passo um pano muito em toda bike, passado o óleo, vou pingando na corrente gotas até dar três voltas na corrente, duas horas depois enxugo o excesso, fica como nova e fica muito macia, são apenas vinte minutos por dia, eu já tenho 65 anos, experimente, a bike agradece, é não se esqueça de usar capacete.

        Resposta
        • Fernando Correia

          Beleza José Maria, conheço esse método das antigas também já usei muito. Mas hoje em dia existem soluções mais agradáveis e que agridem menos os componentes, as mãos e o meio ambiente.
          Troquei para o lubrificante de cera e só lavo a bike quando acumula muita coisa, no restante do tempo só passo um pano seco e reaplico a cera.

          Resposta
          • Francisco

            Para limpar, use o desengordurante Cif. Não precisa de detergente e nem limão.

          • Fernando Correia

            Interessante, precisamos testar

Comente