CaloiCompetiçõesEventosMountain bikeNotícias e novidades

Circuito Grangiro estreia com prova de mountain bike

Enfrentar trilhas, diferentes tipos de terreno sobre duas rodas é bastante desafiador. Pensando nos ciclistas que gostam de aventura e adrenalina, o Circuito Grangiro, promovido pela Effect Sport e com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, faz a sua estreia com uma prova offroad em Búzios no dia 14 de março.

As inscrições já estão abertas no site www.ilgrangiro.com e os participantes poderão escolher entre dois percursos diferentes: o “Esporte”, com 40 km e ganho de elevação de 676m;  e o percurso “Pro”, com 60km, altimetria de 1.000m e  trechos mais técnicos. As duas opções serão assinadas pela Caloi equipe Caloi Henrique Avancini Racing e terão as pistas desenhadas por Ruy Avancini – Team Manager da equipe. O cenário de mar e montanha da prova será especial, o da Mata Atlântica.  

A arena de competição será um ambiente controlado com rígido protocolo de segurança. Entre as medidas, estão: layout da arena que garanta distanciamento social, largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária; eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias; medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena e delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.

O Grangiro chega ao calendário de provas de ciclismo já com duas etapas confirmadas para o primeiro semestre. Além da etapa MTB, em Búzios, no dia 11 de abril acontece a etapa Estrada. Os ciclistas sobem a Serra das Hortênsias, percurso que vai de Teresópolis a Itaipava, Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes em conseguir organizar as duas etapas do circuito. Os ciclistas podem esperar grandes desafios e percursos de tirar o fôlego. Da mesma forma, os competidores também encontrarão um ambiente seguro e com protocolos sanitários efetivos para proteger todos os envolvidos nas competições. A nossa equipe está sendo incansável na readequação da arena e dos protocolos conforme as orientações dos órgãos oficiais de saúde”.

Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport

Além das provas, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento se compromete a plantar mil mudas de árvores, 500 em Búzios e 500 na Serra das Hortênsias, com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil. Na página de inscrição das etapas, os atletas também podem ajudar adicionando um valor simbólico para doar mais mudas à ação.

Outras causas abraçadas pelo Grangiro são a mobilidade e a geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo irá oferecer oficinas para jovens e adultos das cidades por onde o Circuito passar. O objetivo é fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike.

Novos protocolos de segurança:

  • Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos;
  • Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias;
  • Implementação de largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária;
  • Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo;
  • Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena;
  • Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena;
  • Todo staff de terra do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário);
  • Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena;
  • Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova);
  • Limpeza periódica de toda estrutura da arena;
  • Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva;
  • Cada atleta será responsável em levar o seu próprio suporte de água (mochila de hidratação ou garrafinha) e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff;
  • Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração;
  • Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados;
  • Premiação reservada, para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova;
  • Divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente