Especial Ciclovias – Tancredo Neves
Como vocês sabem, a gente continua na nossa caça às ciclovias. E a cada nova ciclovia ou ciclofaixa que aparece por aí, a gente vai lá conferir e trazer nosso review.
Desta vez, fomos pedalar pela ciclovia da Avenida Tancredo Neves (BR-600), que leva até a Usina de Itaipu.
A ciclovia já está em uso há algum tempo, e está cada vez mais perto de ser finalizada. No começo de dezembro, o nosso correspondente especial, Matheus Chou, saiu para seus treinos matinais e registrou a experiência.
Com início logo após a barreira de controle da Itaipu e seguindo por aproximadamente 3,5 km, a ciclovia é bem feita, as linhas coloridas bem demarcadas, e os trechos de cruzamento são totalmente pintados de vermelho, sinalizando para os motoristas dos veículos que ali se trata de uma via especial – evitando, assim, acidentes que poderiam vir a danificar a nossa amada magrela (carne e ossos a gente remenda).
Embora seja uma das melhores na cidade, ainda existem pontos a melhorar. Por exemplo: a ciclovia não é tão lisa. Passar com uma MTB é confortável, mas o Matheus estava com uma road com 90 psi nos pneus e isso foi um pouco dolorido. A ciclovia é um tanto ondulada e uma limpeza periódica seria bacana, como já como acontece nas ruas, pois existem galhos, pedregulhos e areia em quase todo o trajeto. Afinal, quem não gostaria de andar numa rua limpa?
Confira também um rolê a bordo da bike do Edward Richards.
No mais, só nos resta parabenizar e agradecer à Prefeitura, Itaipu e aos demais colaboradores desse projeto, pois dando mais espaço adequado para ciclistas, evitamos acidentes e uma cidade segura e inteligente é o que sempre sonhamos.
Este texto é um contribuição do nosso amigo Matheus Chou.
Aproveite para ler os textos anteriores do Especial Ciclovias.
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça