Rodízio de pneus na bike: dá pra fazer?
Apesar de não recomendado, o rodízio de pneus na bicicleta pode acontecer, seja por você estar com a grana curta, ou mesmo algum outro problema – como um rasgo em um dos pneus, por exemplo.
Nos carros, o rodízio pode ser feito em paralelo, passando os dianteiros para trás no mesmo lado, ou em “X”, onde os pneus dianteiros são passados para trás, invertendo os lados; e, no caso de dois pneus novos, eles são colocados na traseira, enquanto os antigos e menos gastos, na dianteira, como explica e demonstra o César Urnhani neste vídeo.
Então, basta aplicar a mesma coisa na bike certo?
Aí é que você se engana.
Muitos levam essa mesma lógica para a bike, mas se esquecem de alguns fatores, entre eles, que o carro possui quatro rodas, e a bike, apenas duas; além disso a roda da bike consegue virar até 45 graus, enquanto a de um carro vira apenas 30 graus.
Na bicicleta, o pneu da frente é responsável por parar a bike e também direcioná-la, enquanto o traseiro tem como principal função mover a bicicleta, ou seja, dar tração – e, por isso, acaba sendo o mais desgastado com o uso.
Se o pneu de trás é o que dá a tração e por isso desgasta mais, então é natural pensar em deixar o novo pneu na traseira, não é? No entanto, isso pode ser perigoso.
Imagine que você está fazendo uma curva e perde tração no pneu da frente. Nesse caso, é quase impossível retomar o controle da bike. Agora, se o pneu traseiro derrapa um pouco, você consegue apenas se borrar de susto, mas consegue retomar o controle e raramente vai se estabacar no chão.
Outro caso comum é o pneu furar e esvaziar rapidamente. Qual pneu você preferia que furasse? Eu escolheria o sempre o traseiro, pois, caso o da frente fure, você imediatamente perde o controle, podendo até ter a roda travada e acontecer o famoso “over the bars”, ou “por cima do guidão”, que te fará beijar o chão e estragar essa carinha linda que mamãe te deu.
Mas, como quase tudo na vida, isso acaba sendo decidido pelo ciclista, se tração é mais importante do que controle para você, coloque o mais gasto na frente, mas eu ainda prefiro perder tração do que perder os dentes.
Outro fator que faz com que algumas pessoas evitem ao máximo fazer um rodízio, é que os pneus podem estar gastos de maneira diferente, e deixar um formato mais “quadrado” no traseiro, que quando passados para a frente prejudicam a manobrabilidade.
Portanto, o nosso conselho é: só faça o rodízio em último caso e, se for trocar, troque os dois de uma vez ou mantenha o mais inteiro na frente. Assim, você evita uma corrida para o pronto-socorro ou até – deus me livre -, quebrar a bike.
Agradecimentos ao Luan da Go Bike por me aturar debatendo essas questões tarde da noite.
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça