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Rodízio de pneus na bike: dá pra fazer?

Apesar de não recomendado, o rodízio de pneus na bicicleta pode acontecer, seja por você estar com a grana curta, ou mesmo algum outro problema – como um rasgo em um dos pneus, por exemplo.

Nos carros, o rodízio pode ser feito em paralelo, passando os dianteiros para trás no mesmo lado, ou em “X”, onde os pneus dianteiros são passados para trás, invertendo os lados; e, no caso de dois pneus novos, eles são colocados na traseira, enquanto os antigos e menos gastos, na dianteira, como explica e demonstra o César Urnhani neste vídeo.

Então, basta aplicar a mesma coisa na bike certo?

Aí é que você se engana.

Muitos levam essa mesma lógica para a bike, mas se esquecem de alguns fatores, entre eles, que o carro possui quatro rodas, e a bike, apenas duas; além disso a roda da bike consegue virar até 45 graus, enquanto a de um carro vira apenas 30 graus.

Na bicicleta, o pneu da frente é responsável por parar a bike e também direcioná-la, enquanto o traseiro tem como principal função mover a bicicleta, ou seja, dar tração – e, por isso, acaba sendo o mais desgastado com o uso.

Parece um pneu misto, mas é desgaste mesmo

Se o pneu de trás é o que dá a tração e por isso desgasta mais, então é natural pensar em deixar o novo pneu na traseira, não é? No entanto, isso pode ser perigoso.

Imagine que você está fazendo uma curva e perde tração no pneu da frente. Nesse caso, é quase impossível retomar o controle da bike. Agora, se o pneu traseiro derrapa um pouco, você consegue apenas se borrar de susto, mas consegue retomar o controle e raramente vai se estabacar no chão.

Como o Sam Pilgrim demonstra, pneus traseiros são opcionais

Outro caso comum é o pneu furar e esvaziar rapidamente. Qual pneu você preferia que furasse? Eu escolheria o sempre o traseiro, pois, caso o da frente fure, você imediatamente perde o controle, podendo até ter a roda travada e acontecer o famoso “over the bars”, ou “por cima do guidão”, que te fará beijar o chão e estragar essa carinha linda que mamãe te deu.

Mas, como quase tudo na vida, isso acaba sendo decidido pelo ciclista, se tração é mais importante do que controle para você, coloque o mais gasto na frente, mas eu ainda prefiro perder tração do que perder os dentes.

Outro fator que faz com que algumas pessoas evitem ao máximo fazer um rodízio, é que os pneus podem estar gastos de maneira diferente, e deixar um formato mais “quadrado” no traseiro, que quando passados para a frente prejudicam a manobrabilidade.

Portanto, o nosso conselho é: só faça o rodízio em último caso e, se for trocar, troque os dois de uma vez ou mantenha o mais inteiro na frente. Assim, você evita uma corrida para o pronto-socorro ou até – deus me livre -, quebrar a bike.

Agradecimentos ao Luan da Go Bike por me aturar debatendo essas questões tarde da noite.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

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