Levando a bike no busão
Já falamos aqui sobre como viajar de avião levando a sua bike. E agora o nosso amigo Matheus vem nos contar a experiência de levar a bicicleta no busão – e que aventura, viu?!
O Matheus fez tudo certo: primeiro, entrou em contato com a viação para conhecer os procedimentos e limites para poder embarcar a sua magrela. Foi informado de que bastava acomodá-la em uma caixa, que não teria maiores problemas.
Aqui cabe um adendo: tente sempre documentar essas informações por escrito – seja por e-mail, WhatsApp, ou mesmo pelo chat do site da empresa. Isso pode resolver tretas e problemas na hora do embarque.
Continuando…
O perrengue começou ao chegar na Rodoviária. Pronto para o embarque e mesmo seguindo as recomendações da empresa, foi recebido com a seguinte frase:
Você sabe que não temos obrigação de levarmos isso né?
Nosso amigo estava com muita raiva, que foi percebida e apaziguada logo depois por outro funcionário, que acomodava as malas no bagageiro do ônibus e disse: “coloca logo, não vou cobrar nada”.
Matheus não somente carregava a bike, como também sua mudança, pois estava voltando para sua cidade natal, e a carga toda passaria facilmente de 60 kg. E o nosso bravo ciclista estava pronto para pagar a taxa por excesso de bagagem, no entanto o destino sorriu para ele (pelo menos temporariamente), o responsável analisou a carga e não lhe cobrou nada.
Depois de 30 horas de viagem, finalmente chegou a seu destino final – mas, infelizmente, com uma infeliz surpresa:
A caixa chegou meio aberta e com um furo gigante e com um arranhão no quadro, próximo ao canote do selim; talvez porque eles tratassem ela como um estorvo, jogando para lá e para cá com muito “carinho”.
Mas, aventuras sempre deixam algumas cicatrizes, e nosso intrépido artista ciclista estava feliz por conseguir levar de volta para sua terra a querida companheira.
Por fim, apesar de alguns percalços (e com um conhecimento limitado de mecânica), Matheus conseguiu remontar a bike e já partiu pela cidade rodando feliz novamente.
Ele também destaca o ótimo trabalho e atenção com que a galera do Armazém da Bike tratou sua magrela, desmontando, encaixotando e ainda entregando para ele na rodoviária.
O que dizem os sites das Companhias
A Viação Catarinense disponibiliza, em seu site, informações de como levar Bagagens Especiais e Esportivas.
A mesma informação aparece no site da Viação Cometa.
Em todas as outras companhias que buscamos (Expresso Maringá, Viação Garcia, Pluma, Princesa dos Campos e Eucatur), não encontramos nenhuma informação específica sobre transporte da bike. As orientações são sempre sobre peso máximo e volume da bagagem.
Portanto, voltamos à dica anterior: sempre busque se informar antes, e de preferência, por escrito.
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça