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Ele chegou: o Novo Dura-ace R9200 Di2

Com a filosofia “science of speed“, a Shimano carregou seu novo line-up com muita tecnologia, que se traduz em trocas mais rápidas, melhores e mais precisas, além da diminuição no peso dos componentes, tudo para que os speedeiros consigam alcançar velocidades cada vez mais incríveis.

E tudo na série R9200 é sobre velocidade: as trocas, que já eram rápidas, melhoraram 58% no câmbio traseiro e 45% no câmbio dianteiro. Isso é possível graças a uma conexão cabeada entre os câmbios. Os novos cabos EW-SD300, que possuem uma espessura menor que seus antecessores, permitem que a bateria consiga ter até 3 conexões simultâneas.

Além de um novo design, proporcionando melhor pegada tanto na escalada quanto no sprint, os STIs funcionam sem fios com os câmbios e são operados apenas com uma bateria CR1632. Pode parecer pouco, mas a duração da carga dura entre 1 ano e meio a 2 anos, o que torna o processo de abastecimento muito mais rápido e confiável, mantendo ainda o cockpit limpo e o peso baixo.

Mas se você preferir, a Shimano disponibiliza ainda uma versão cabeada dos STI

O novo câmbio traseiro DURA-ACE da Shimano a partir de agora não é apenas um simples câmbio. Ele é também o ponto de carga do Sistema (substituindo o carregador Shimano SM-BCR2); ele provê a conexão com os trocadores STI através do circuito integrado proprietário da Shimano, a conexão ANT+ com dispositivos de terceiros (substituindo a unidade sem fio EW-WU111), além de substituir o guidão ou a junção-A interna (SM-RS910). O resultado é um câmbio traseiro RD-R9250 com design integrado, com uma porta de carregamento oculta, um botão para operação do Di2 e luzes de LED, que indicam o modo de mudança sincronizada, o modo de configuração, ou outros requisitos de carga.

Interface de controle: ergonomia incomparável, cockpit ‘clean’ e customização

Novos trocadores (ST-R9270) de freio a disco hidráulicos, sem fio, de 12 velocidades (2×12) agora se apresentam com a parte mais elevada da capa do trocador, levemente curvada para dentro, e uma área aumentada entre o trocador e o guidão, para entregar um outro nível de conforto e controle. Isso oferece aos ciclistas uma pegada melhor para os dedos indicador e polegar na capa do trocador, e melhor acomodação para 3 dedos na alavanca de freio, enquanto oferece fácil acesso à alavanca de mudanças no drop do guidão. Uma outra mudança vem num desvio maior entre os botões Di2 na alavanca, para permitir uma diferenciação melhor entre botões de trocas para cima e para baixo, principalmente quando o ciclista está de luvas ou com os dedos úmidos de suor.

Alguns detalhes fazem muita diferença. Em conjunto com ciclistas profissionais, ajustes de conforto e ergonomia foram adicionados. Por exemplo: aumentou-se o desnível dos botões, para um maior feedback tátil mesmo com luvas.

A parte de cima dos manetes foi melhorada também. Agora ela está mais longa, permitindo uma pegada melhor. Os comandos das marchas também estão mais longos, facilitando, assim, as trocas mesmo com a pegada do drop.

Mas não é só isso.

Os botões satélite ainda podem ser instalados nos pontos preferidos do ciclista, proporcionando ainda mais versatilidade ao sistema, independentemente da posição de pedalada.

Botão para sprint (SW-R801-S) ou botão de escalada (SW-R801-T) podem ser usados com uma abraçadeira ou podem ficar integrados ao guidão por uma porta específica como no novo guidão PRO Vibe Evo. Esses novos botões satélites opcionais ainda mais compactos podem ser anexados ao drop do guidão por meio de um cabo (SW-RS801-S) de 100mm ou à parte de cima do guidão por um cabo Di2 (SW-RS801-T) de 260 mm.

A interface de controle oferece algumas opções de personalização úteis, graças ao aplicativo E-TUBE atualizado e compatível com a série DURA-ACE R9200. Bem parecido com versões anteriores, o projeto E-TUBE versão 4.0.0 permite customização como trocas sincronizadas ou semissincronizadas (Synchronized ou Semi-Synchro shifting), trocas múltiplas (Multi-Shift), velocidade de trocas (shifting speed) e mapeamento do botão de STI, que podem ser realizadas em movimento. Conexões com ciclocomputadores de outros fabricantes podem ser configuradas para mostrar informações do Di2.

Sistema de transmissão: componentes de mudança de marchas otimizados, trocas de marcha rápidas e sem choques, medidor de potência integrado

A Tecnologia HYPERGLIDE+ DURA-ACE de 12 velocidades é outra novidade muito aguardada, pois, com o redesenho do sistema, especialmente entre o 6º, 7º e 8º pinhões, as trocas estão ainda mais consistentes e em escalonamento suave, mesmo em cargas extremas. Então mesmo sob intensa carga é possível fazer trocas sem perder potência.

testamos essa tecnologia nos XT e SLX e em subidas e descidas cheias de pedras e esburacadas e pedalando forte, tudo correu normalmente e sem surpresas, e olha que tentamos quebrar o câmbio a cada pedalada.

No total, você tem duas opções de cassete DURA-ACE HYPERGLIDE+; um 11-30D e um novo DURA-ACE de 11-34D para subidas mais íngremes. Os cassetes vêm com um novo padrão de encaixe estriado, também compatível com as versões anteriores dos freehubs DURA-ACE R9100 de 11 velocidades, o que significa que os novos componentes do DURA-ACE R9200 podem ser usados com as rodas da série anterior, R9100.

Assim como o novo cassete DURA-ACE maior (11-34D) para estilos de ciclismo mais modernos, uma nova opção maior de pedivela 54-40D oferece maior eficiência de transmissão do que opções de coroas menores, e ajuda ciclistas profissionais a responderem a velocidades em constante elevação.

Existem duas versões disponíveis do pedivela: a versão com medidor de potência integrado (FC-R9200-P) e a sem medidor de potência (FC-R9200), e com várias especificações de tamanho. Ambas as versões apresentam tecnologia HOLLOWTECH II, e vêm tanto em versões 50-34D, 52-36D ou nova combinação de coroas 54-40D, com braços de pedivela em 160 a 177.5 mm e Fator-Q de 148 mm. A versão com medidor de potência utiliza tecnologia Bluetooth e ANT+ para transmitir dados. Tem capacidade para mais de 300 horas de uso em pedaladas, sem necessidade de recarga e vem com precisão melhorada em 1.5% no medidor de tensão.

O jogo de correntes do novo DURA-ACE R9200 é completo com a mesma corrente de 12 velocidades utilizada pela série XTR M9100 da Shimano, simplificando a necessidade de estoque para lojistas e ciclistas.

Sistema de freios: o melhor controle de todos os tempos, super silencioso e de manutenção amigável

Os novos componentes de freio da Shimano oferecem controle mais preciso em curvas com linhas mais acentuadas, mais estreitas, rápidas e agressivas encontradas nas situações de corridas em rua. Com a introdução da tecnologia SERVO WAVE nas alavancas de freio, oriundas dos sistemas de frenagem da Shimano de Gravel e de MTB, ciclistas passam a ter curso livre menor e conseguindo uma conexão mais imediata entre as pastilhas de freio e rotores, permitindo maior modulação nos freios, resultando em maior velocidade contínua e maior confiança em trechos e situações mais técnicas.

Além disso, o barulho da frenagem foi reduzido através de pastilhas de freio 10% mais largas, folga do rotor e uma chave para rotores RT-MT900 da Shimano. Como resultado, temos um Sistema mais silencioso, devido à menor deformação no rotor por aquecimento e menor interferência temporária entre pastilha x rotor.

Sistema de rodas: aerodinâmica, rigidez na condução e leveza

O último pilar nessa ciência da velocidade são as rodas: ponto crucial entre o input do ciclista e a velocidade resultante. Shimano redesenhou seu line-up de rodas com equilíbrio entre três fatores: redução de arrasto sem sacrificar o controle, rigidez na condução graças ao novo cubo com DIRECT ENGAGEMENT e uma construção de baixo peso. Estes princípios formam uma opção completa de rodas de carbono tubulares e sem câmara, para se sobressair aos padrões atuais.

Três alturas de perfil de aro oferecem benefícios de performance diferentes aos Ciclistas:

  • A roda C36 (WH-R9270-C36-TL) especialmente focada em subidas, é a roda mais leve oferecida:
  • A C50 (WH-R9270-C50-TL) é uma roda multiuso com ótimo equilíbrio entre arrasto, rigidez na pilotagem normal e lateral, peso e controle geral e periférico.
  • A C60 (WH-R9270-C60-HR-TL) é a roda mais aerodinâmica de todas, de Alta Rigidez (High Rigidity – HR) para sprints e perseguições em alta velocidade. Seu foco é oferecer benefícios em arrasto e rigidez em condução normal e lateral também.

A nova C50, em condições de corrida, entrega uma redução de 5.1W de arrasto em comparação com a roda C40-TL tubeless da série DURA-ACE R9100, e redução de 1W comparado com a roda C60-TU tubular série R9100, enquanto oferece outros benefícios gerais de peso e controle.

A rigidez na condução foi aumentada para ampliar a sensação de pedalada diretamente na aceleração. Isso foi alcançado através do cubo com tecnologia DIRECT ENGAGEMENT, usando duas faces interligadas em vez de um Sistema de lingueta e catraca, resultando em um aumento de 63% entre a nova roda C50-TL da série R9200 e a anterior C40-TL da série R9100, junto com redução de peso de 45g no freehub.

Quando se trata de massa rotacional, cada grama faz diferença, portanto as novas rodas tiveram uma grande redução de peso nos aros também. Um par de rodas WH-R9270-C50-TL tem menos 161 g comparado com o modelo anterior, WH-R9170-C40-TL.

Conclusão

A Shimano está levando a sua filosofia Science of Speed a sério, e isso pode ser visto em toda a linha Dura-Ace e também na nova linha Ultegra… o que? Não sabia? Então vem com a gente conhecer essa nova linha também.

Mas, antes: esta belezinha aí pode ser sua pelo preço sugerido de R$ 39.999,90.

Fotos: Irmo Keizer / Andreas Dobslaff - Shimano.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

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