Como é ir trabalhar de bicicleta? Experimente!
Esses dias atrás, testei como seria ir trabalhar de bicicleta e foi uma experiência interessante.
Devido às restrições do Decreto Estadual sobre o funcionamento do comércio por conta da pandemia de COVID-19, o Noves Bike Café estava fechado e, então, tive tempo de ir trabalhar de bicicleta. Para quem não sabe, eu trabalho até as 16hs no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, como engenheiro civil, e depois vou para o Noves.
A ideia era ir uns três dias: terça, quinta e sexta-feira, sendo que na segunda levaria no carro todas as coisas para deixar lá no Aeroporto para poder tomar banho, roupas e calçados para usar no expediente e comida. Mas a previsão de chuva a partir da terça-feira me obrigou a ir na segunda-feira mesmo, levando tudo o que precisava no bagageiro da bicicleta.
No domingo à noite, deixei tudo preparado. Separei o kit banho e a roupa para o trabalho. Levei:
- 1 toalha;
- 1 xampu;
- 1 sabonete;
- 1 par de chinelos;
- 1 cueca;
- 2 pares de meias;
- 1 camiseta;
- 1 calça;
- 1 bretelle e;
- 1 camisa de ciclismo.
Ah, e um lanche para comer depois do pedal e mais um para comer antes de sair para voltar para casa.
Acordei no horário de costume, vesti minha roupa de ciclismo, tomei um café da manhã reforçado, coloquei as coisas no bagageiro da bicicleta e sai às 6h15. O trajeto tem 21km, e fiz em 1 hora e 17 minutos. Quando saí, estava amanhecendo e o céu estava lindo. O pedal rendeu bem e eu estava bem empolgado, mas fiz uma besteira: no dia anterior, troquei meu selim e não testei direito o ajuste… tive que parar umas duas vezes para ajustar. Então, já fica a dica: teste tudo direitinho antes de se aventurar.
No Aeroporto tem um vestiário com um bom chuveiro, o que me possibilitou fazer esta experiência. Tomei um banho, depois tomei outro café da manhã e me senti bem disposto durante todo o dia. Não sei se isso foi devido à empolgação por ser a primeira vez que fiz a experiência, ou se foi realmente pelo bem estar que o pedal proporciona. Talvez, as duas coisas juntas?
Para voltar, tomei um café da tarde (lembre-se de não pedalar em jejum!), me vesti e saí por volta das 17h45 – tenho horário flexível para entrar e sair, mas tenho que cumprir a carga horária e isso facilitou as coisas. Para voltar, estava um fim de tarde incrível, e eu estava ainda mais empolgado – fiz em 54 minutos. O trajeto da volta teve 19km, com 24km/h (tudo bem que velocidade média não é um parâmetro muito bom para comparações de treino). Uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de ciclistas com quem cruzei, tanto de manhã quanto à tarde. Muito legal ver nosso esporte crescer dessa forma!
E, dessa experiência, tirei algumas conclusões que, confesso, algumas já eram esperadas e outras me surpreenderam:
Vantagens:
- O ciclismo, como toda atividade física, proporciona saúde física e mental. O bem estar depois de pedalar é incrível! Vocês já se arrependeram algum dia de ter saído para pedalar? Eu nunca. Claro que tem dias que um acidente ou um problema mecânico pode ter estragado o pedal, mas nada como ter a sensação de FELICIDADE pós-pedal. Uma dica valiosa: tome um café antes ou depois do pedal, isso vai aumentar essa sensação, pois seu corpo precisa desta energia para pedalar;
- O bolso agradece, ainda mais no atual preço dos combustíveis. Como eu rodo uns 40km por dia, economizei uns R$ 20 de transporte. Para quem conseguir ir para o trabalho duas vezes na semana, pode ter uma economia de R$ 1.900! Já dá para fazer melhorias na configuração da bicicleta. E tem que descontar a manutenção da bicicleta, quanto vocês gastam com isso?
- E ajuda o meio ambiente. Segundo o site calculadora.eccaplan.com.br/, eu emito assustadores 13,36 kg de CO² por dia que uso o carro para trabalhar. Eu realmente não tinha ideia dessa grande quantidade!
Desvantagens:
- Para quem tem horário fixo e não gosta de acordar muito cedo, uma desvantagem é ter que sair mais cedo de casa, e nisso não é só o tempo maior do trajeto, eu levei uns 20 minutos a mais, mas tem o tempo do banho, do café da manhã, de preparar as coisas, e para a volta tem o tempo de trocar de roupa, comer o pré-treino;
- Um limitador para algumas pessoas é não ter um vestiário com chuveiro para o banho em seus locais de trabalho. Se for um trajeto curto e não estiver muito quente, ainda dá para se virar, mas no meu caso que são 20km e com o calor de Foz do Iguaçu, sem chuveiro fica inviável;
- Dias de chuva não são muito convidativos para pedalar, ainda mais se você não está preparado e é pego de surpresa. E também aumenta o desgaste da bicicleta;
- Não é desvantagem para todo mundo, mas os dias de frio também não são muito convidativos para algumas pessoas, mas se você souber usar as roupas apropriadas pode ser até mais prazeroso do que um dia de calor infernal, ainda mais se depois do pedal tiver uma boa xícara de café quentinho te esperando, daí é pura FELICIDADE!
Uma pena a correria do dia a dia não permitir que eu possa ir trabalhar de bicicleta todos os dias. Mas adorei ter feito essa experiência. E fica a dica para se permitirem pelo menos tentarem ir um dia para o trabalho de bicicleta. Garanto que será uma ótima surpresa!
E você, já foi trabalhar de bike? Como foi? Conta pra gente!
Fotógrafo P&B 📸
Ciclista 🚵🏾♂️
Barista ☕ @novesbikecafe
E nas horas vagas, Engenheiro 🏗.
(Na vdd, nas horas vagas faço as outras coisas)
Foz do Iguaçu.
Eu vou há 4 anos, 60km ida e volta, em meio trânsito pesado, e nesses 4 anos como ciclista e usando a bike para o trabalho, muitas mudanças no corpo correram, eu digo quando as pessoas me perguntam, pq ir de bike? Hj eu digo que nesse tempo parece que adquir poderes, me sinto muito bem, saúde muito boa, minha visão melhorou muito, eu usava óculos antes hj não uso mais, meus sentidos ficaram muito sensíveis a minha força nas pernas aumentou de mais, eu me sinto cansado no fim da semana é claro porém satisfeito, a minha alimentação melhorou muito, e eu como a cada 2:30hrs para repor os glicogênios, é incrível como o nosso corpo se adapta as diversas condições, é incrível, no entanto o meu maior problema atualmente é custo que ficou auto de mais, me fazendo mudar a opção e tenso que passar a ir de moto, as peças serviço de oficina, tudo ficou muito caro, porém agora quero me concentrar nos treinos específicos aqueles que vão dar mais lapidação ao meu desenvolvimento.