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Vendas de bicicletas sobem 93% em agosto

A cada dia parece que vemos mais bikes nas ruas não é mesmo? Pois não é só impressão: as vendas de bicicletas subiram 93% em relação ao mesmo período de 2019, segundo a Aliança Bike.

As bikes de entrada representam 90% do volume de vendas no período. São magrelas que custam entre R$ 800 e R$ 2 mil e são mais utilizadas para transporte urbano diário ou mesmo atividade física leve e lazer.

“Nos últimos meses, a maioria das bicicletas vendidas na minha loja foi para um perfil de ciclista iniciante. O movimento tem sido muito bom, nos últimos quatro meses zeramos o nosso estoque de bicicletas”

José Scattone, sócio da loja Scatt Bikes, de São Paulo-SP.

Mas e os outros 10%? Bem, essa porcentagem é preenchida pelas bikes de maior valor (por volta dos R$ 5 mil). A venda delas vem subindo desde maio. Aparentemente, o que os especialistas e também todo ciclista já sabe, depois que se começa a pedalar, é difícil parar.

Um outro setor que viu crescimento nas vendas foi o de bikes elétricas, que teve um amento de 53% em relação a agosto de 2019, tendência essa que já havia sendo acompanhada por nós e por diversos fabricantes, que apostam nessa solução de mobilidade para se livrar do carro.

“O crescimento das vendas das elétricas, desde o início da pandemia, tem sido mais tímido por conta dos valores mais altos delas. Conforme a Aliança Bike mostrou na Revista Bicicletas Elétricas lançada no último dia 3, a projeção de vendas de bicicletas elétricas para 2020 é de 32 mil unidades – número 30% maior em relação a 2019 e alcançando 0,8% do market share de bicicletas no país”

André Ribeiro, vice-presidente da Aliança Bike.

Um grande problema ainda é a falta de componentes nas lojas, devido à alta procura e também o impacto que o mundo sofreu com o fechamento das fábricas, especialmente da China, principal fornecedor e fabricante de peças e componentes.

A Aliança Bike estima que no final de 2020 a oferta de bicicletas estará ajustada à demanda, especialmente com a normalização da importação e distribuição de componentes.

Sobre a Aliança Bike

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem como missão principal fortalecer a economia da bicicleta, além de trabalhar para que mais pessoas pedalem no Brasil. A entidade atua em diversas frentes de trabalho para atingir os objetivos. Conta com mais de 90 associados entre fabricantes, montadores, importadores, distribuidores e lojistas.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

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