BrasilMountain bikeSense Bike

Projeto Sense Trilhas chega para ampliar cultura de manutenção de trilhas no Brasil

Domingão, solzão, nada pra fazer… bora cavar uma trilha?

Aposto que muitos de vocês nunca disseram (ou ouviram) uma frase dessas, né?

No exterior, principalmente nos Estados Unidos, a cultura do trail building – construção de trilhas – é muito comum. Porém, aqui no Brasil, pegar uma pá e ir para o mato cavar e limpar é algo que não passa pela cabeça de muitos praticantes do esporte.

E, com certeza, isso não é por mal. É apenas cultural mesmo.

Um dos maiores motivos é que, durante muitos anos, o mountain biking foi praticado, principalmente, em estradas de terra, cuja manutenção normalmente é feita pelo poder público. Ou deveria ser.

Com isso, boa parte das trilhas fechadas estilo single track acabam sendo abandonadas, sofrendo bastante com a erosão e o acúmulo de mato – e, inevitavelmente, muitas delas acabam ficando inutilizáveis.

Além disso, obstáculos como saltos, curvas com parede e outros praticamente inexistem. No fim, a comunidade ciclística perde locais para se divertir e treinar com segurança, e os próprios atletas acabam tendo seu nível técnico prejudicado.

Mas… vem aí o Projeto Sense Trilhas

Para mudar este cenário, a Sense Bike criou o Sense Trilhas. Com o projeto, a marca nacional promete não só fazer a manutenção de trilhas em diversas cidades do Brasil, mas também ampliar a cultura da “cavação”.

“Trata-se de um projeto de construção e revitalização de trilhas”, afirma o responsável pelo marketing da Sense Bike e team manager da Equipe Sense Factory Racing, Marlen Ferreira.

“Nesta primeira fase, começamos por Divinópolis (MG), revitalizando um roteiro de 12 km com muito single track, na região dos bairros Serra Verde e Candelária. Além disso, revitalizamos mais 3 km de trilhas na região de Ermida, também em Divinópolis. Todas elas ficaram muito legais!”, detalha.

Marlen Ferreira

“Nosso objetivo é dar uma melhor experiência para aqueles que estão entrando no esporte agora. Queremos que as pessoas pedalem em trilhas bem feitas e bem conservadas, com nível técnico baixo e médio. Estamos criando locais bem democráticos, para que todos possam aproveitar”, complementou Marlen.

“Queremos trazer este conceito de conexão entre pessoas e trilhas não só para Divinópolis, mas também para outros lugares do Brasil. Ainda não temos um roteiro fechado, mas vamos estar presente em pelo menos mais quatro cidades brasileiras ainda esse ano”.

Marlen Ferreira


Apoio da Knob Trail System

Quando o assunto é trail building, o atleta Diego Knob é um dos nomes mais conhecidos do Brasil. Isso porque, além de ser multicampeão tanto no Enduro quanto no Downhill, o piloto da Sense Factory Racing é responsável pela Knob Trail System, empresa especializada na “cavação”, que foi responsável pela construção de muitas das trilhas usadas no Sense Enduro Cup – o primeiro campeonato nacional oficial da modalidade com chancela da CBC.

Knob, um mestre na arte da cavação

Além disso, o petropolitano é amplamente conhecido pelo trabalho de difusão da cultura da manutenção de trilhas no Brasil.

“Nossa ideia é difundir a cultura da “cavação” para outros lugares. Não só no ponto de vista técnico de como cavar, mas também a cavação como união de uma comunidade em prol de um objetivo maior, que é manter as trilhas limpas”.

Diego Knob

“Queremos que as pessoas que não tem tempo para ir lá ajudar com a própria mão de obra, colaborem com os grupos que fazem manutenção em trilhas com ferramentas, matérias primas ou de qualquer outra forma que elas consigam”, afirma.

“É importante a união entre todas as modalidades, seja XCO, XCM, Downhill ou Enduro, já que todos praticamente usam as mesmas trilhas. Então, acredito que, independente da modalidade, é importante o fortalecimento desta cultura”.

Diego Knob

Com a expectativa de percorrer outras localidades no Brasil, o Sense Trilhas promete deixar um legado de preservação, fortalecendo a cultura de integração.

Sobre a S2 Bicycle Industries

A S2 Bicycle Industries é a divisão de bicicletas do grupo Lagoa Participações. O projeto começou a ser formado em 2018, quando a Sense Bike adquiriu a Swift Carbon, fabricante Sul-Africano, especializado no desenvolvimento e na produção de bicicletas de fibra de carbono.
Com grande sinergia em desenvolvimento e produção, as duas marcas seguem com suas plantas industriais em Manaus e na Europa, sempre sob o conceito de “Marcas verdadeiras para um desafio Global”. Com isso, ambos os fabricantes prometem uma grande colaboração, mas sempre mantendo seus próprios DNAs, posicionamentos e capacidade produtiva.

Sobre a Sense Bike

A Sense Bike nasceu em 2009, como uma marca de apaixonados para apaixonados, com o objetivo de oferecer bicicletas capazes de encantar pela experiência positiva em pedalar. Ao longo dos anos, o fabricante marcou seu nome no Brasil com modelos como Impact Pro, Criterium e Activ. Depois de comprar a Sul-Africana Swfit Carbon, a Sense Bike volta suas atenções também para os projetos em fibra de carbono, com molde exclusivo, preparando-se para seguir quebrando limites dentro e fora do Brasil.

Mais informações:

Site oficial da Sense Bike
Facebook
Instagram

Com informações da Assessoria. 
Fotos: Gustavo Lovalho / Felipe Almeida

E você, já é adepto(a) de cavar trilhas por aí? Comente com a gente!

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente