Dica de rolê: Salto del Monday – Paraguai
Para matar a saudade de dar aquelas voltas neste período de quarentena, estou revendo os arquivos com fotos e vídeos antigos, e daí que me deparo com um registro interessante, o Salto del Monday.
Para quem não mora aqui na fronteira nem pode imaginar que esta região não tem só uma catarata, mas duas! E não se trata das duas visões da nossa belíssima gigante, do Brasil e da Argentina, mas sim do belo Salto del Monday, no Paraguai.
O Salto fica na cidade de Presidente Franco, divisa com a famosa Ciudad del Este, muito perto de Foz do Iguaçu. Naquela ocasião decidimos ir de bike, pois é um trajeto muito interessante. Reunimos o grupo e saímos num domingo pela manhã, pois é o melhor dia para atravessar a Ponte da Amizade de bicicleta (sem chance de fazer isso num sábado de comércio, por exemplo).
Localização e a ida:
Um rápido adendo antes de descrever o caminho. Não vou narrar aqui o caminho que fizemos, primeiro porque não me lembro mais, segundo porque foi indicado pelo Fernando e terceiro, como resultado do segundo, só teve subida e gente passando mal (kkkkk, jornalismo verdade querido coach!).
O caminho é bem tranquilo, depois de cruzar a ponte, é possível continuar na avenida principal e virar à esquerda na segunda rotonda, depois da passarela. Ali é legal margear o Lago de la Republica, um Parque Municipal muito bonito! Mas este é só o meio do caminho.

Dali você segue reto toda vida (como dizemos aqui no interior!) e uma hora chega no Parque.
Sobre o Parque:
Os saltos ficam também em um parque municipal, o Parque Municipal Saltos Monday. A entrada é paga, cerca de R$44, de acordo com uma postagem no TripAdvisor de fevereiro de 2020.



Lá você pode entrar com as bikes e deixá-las na plataforma antes de descer para a parte mais próxima dos saltos. É um belo caminho até chegar nesta plataforma, por entre árvores que seguem margeando o Rio Monday.
Chegando ao final das estradas você encontrará uma sequencia pequena de escadarias que dão acesso ao local onde há um elevador, que desce até a parte de baixo dos saltos. São 3 saltos em um desnível de 40 metros, um verdadeiro espetáculo nesta região que é mesmo a Terra das Águas!


A plataforma onde deixamos as bikes e seguimos para o elevador. Visão de cima dos saltos, antes de descer o elevador.


Os bicicleteiros e o leito do Rio Monday, após as quedas.
Bicicletista e corredor de apartamento (ao menos enquanto durar a quarentena!). Sonha em morar na Patagônia e curte produzir conteúdo sobre os lugares que visita e também sobre as pesquisas que realiza.