Diários de bicicleta

Sobre cair e levantar… devagar

Bem, parece que esse site anda meio… azarado.

Agora foi a minha vez de ter um pequeno acidente, mas com complicações um tanto quanto maiores: fraturei a clavícula, inseri uma placa e alguns pinos e ficarei imobilizado por algum tempo (45 dias no mínimo).

Pelo menos não tenho mais parafusos soltos

Mas o que fazer nesse tempo? Bem, algumas coisas: comer, jogar videogame, obedecer ao médico e à esposa.

Sente quieto e não faça nada

A primeira coisa que eu fiz durante as primeiras duas semanas foi me desligar de tudo relacionado a bikes, tudo mesmo. Não li nada, não vi vídeos, nada! Isso ajudou a tirar um pouco da ansiedade e do stress que poderiam me levar a fazer merda, o que acabaria com minha recuperação.

Apesar de não sentir dor alguma, nem na queda, nem antes da cirurgia, nem depois da cirurgia, me isolei em casa e só fiquei sentado ou deitado, quieto, imóvel ao máximo.

As panteras

Em resumo, segui à risca todas as recomendações médicas sob o olhar atento da esposa, que garantiu que eu não buscasse nem água na cozinha. Foi a hora de deixar o machão que existe em todo homem teimoso descansar – isso garantirá que eu volte a pedalar o mais cedo possível.

Trabalhe o cérebro e a barriga

Passei então a usar mais a cabeça e menos as mãos. Li alguns livros, assisti a filmes e séries, procurei receitas de comidas (comi bastante) e, por último mas não menos importante, tomei os remédios religiosamente todos os dias no horário correto.

Gastronomicamente eu tinha duas alternativas: comer o que eu quisesse ou ir a uma nutricionista e balancear um pouco a dieta. Mas, nesse início, pensei “ah, que se dane” e fui com a primeira opção. Meu corpo está trabalhando muito pra se consertar, então resolvi dar combustível para ele queimar.

Obedeça ao médico, sua mãe e sua esposa

Se você é a esposa ou a mãe e é responsável pela casa, relaxe, ensine os filhos e o marido o que deve ser feito ou contrate uma diarista. Dependendo da situação, você pode ficar com sequelas que vão cobrar o preço mais tarde. Tente se acalmar.

E se o seu marido insistir que você se mexa um pouco, cumpra algumas tarefas de casa ou seja lá o que for, troque de marido.

Se o médico disser “só tire a tipoia ou curativo para tomar banho”, FAÇA ISSO PELO AMOR DE AVANCINI!

Se o doutor receitou algo é porque você precisa! Não brinque com isso, e se você achar que ele exagerou, procure outro médico e peça uma segunda opinião. No meu caso, tirar a tipoia deixaria o braço vulnerável e poderia até deslocar a placa e os pinos, e então eu teria que abrir de novo pra consertar, não, obrigado.

Cuide da postura

Uma das coisas que pode te ferrar é a postura, ela me causou alguns problemas, pois ficava muito sentado ou deitado, mas me adaptei e alterei as configurações da cama e do sofá.

Ai minhas cadera

As costas de vez em quando precisam de um descanso, preste atenção nas posições de dormir e sentar, isso melhora não somente o conforto, mas também a circulação e evita que você precise tomar remédio para aquela dor chata.

Vá devagar

Por fim, desacelere. Eu saí do Facebook por exemplo, o que me ajudou a não discutir, não ficar ansioso pelas coisas que estou perdendo de fazer e não querer sair logo de casa.

Relaxe um pouco, aproveite a vida de outro jeito, admire os seus bichinhos e aprenda a fazer as coisas de um jeito diferente. Até planeje o que vai fazer depois que melhorar.

Miu, exemplo de vida

E quando melhorar, vá com calma, reaprenda as coisas com atenção cumpra a fisioterapia direitinho e tente nunca mais errar o que errou no passado. Pedalar é ótimo, mas se curar inteiramente é muito melhor.

Tem alguma história de quedas e recuperação? Como foi voltar a pedalar? Conta aí pra gente.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente

%d blogueiros gostam disto: