Lançamento Grupo SLX 2020
Ok, você se animou com o novo Deore XT mas a grana anda apertada, eu sei, por aqui estamos do mesmo jeito. Mas nada tema, estão chegando os novos SLX para a sua salvação (e do seu limite do cartão).
Já é uma prática comum da Shimano o “efeito cascata”, onde as tecnologias aplicadas nos grupos de alta performance migram para o restante da cadeia, esse é o caso dos novos SLX M7100, um grupo que não deve nada no quesito custo/benefício em relação aos XT e até aos XTR.
Pedivela
Além do pedivela single com 30D, 32D ou 34D o SLX possui coroas duplas com 36-26D, o que oferece um gama maior de marchas combinado com os cassete de 10-45D, este cassete, inclusive possui um salto menor entre os pinhões, dando uma melhor gradação na cadência.
Cassete
Começando pela tecnologia MICRO SPLINE, agora é possível ter pinhões de apenas 10 dentes, dando um gás para aquela pedalada forte, e para os climbs mais exigentes, as engrenagens chegam a 45 dentes (2×12) ou 51 dentes (1×12). Se você quer ainda mais, os representantes da Shimano nos garantiram que é possível usar o cassete 10-51D com as coroas duplas, mas não pudemos testar essa configuração. Pesos: CS-M7100-12 de 10-51D: 534g e 10-45D: 513g.
Para arrematar a transmissão, a tecnologia Hyperglide+ oferece maior estabilidade e precisão nas trocas mesmo em condições de força, isso em conjunto com a redesenhada corrente HG de 12 velocidades, o que faz o pedal mais confortável e seguro, sem aquelas “falhadas” quando pedalamos em pé. A canela agradece. Peso: CN-M7100 (113 elos + Quick Link): 252g.
Câmbios
Os câmbios traseiros (single RD-M7100-SGS e duplo RD-M7120-SGS) trazem a tecnologia Shadow RD+ e redutores de impacto, bem como roldanas rolamentadas de 13 dentes, o silêncio no funcionamento é um ponto bem interessante. Pesos: RD-M7100-SGS: 316g, RD-M7120-SGS: 322g.
O câmbio dianteiro está disponível nas montagens D-type, E-type ou M-type, para linhas de corrente 48,8mm ou 51,8mm. Pesos: FD-M7100-D: 135g, FD-M7100-E: 166g, FD-M7100-M: 114g.
Trocadores
Como os XT, os trocadores SLX possuem ajuste rotacional e posicional, oferecendo maior grau de customização, em consequência, trazendo mais conforto e performance nas trocas, independente do seu biotipo, mas não possuem os acabamentos emborrachados nas alavancas ou o multi release para descida de marchas. Pesos: Traseiro – SL-M7100-IR: 121g, Dianteiro – SL-M7100-IL: 73g.
Freios
Assim como os irmãos maiores, os freios do SLX possuem versões de caliper com 2 (XC) ou 4 pistões (trail/enduro), e da mesma forma que o novo XT, a versão de 2 pistões segue com pastilhas compatíveis com a versão anterior, enquanto o de 4 pistões foi redesenhada baseada no XTR e necessita de pastinhas específicas. Diferente dos XT, o SLX não possui controle de curso nos manetes. Pesos (kit com rotores 160 mm): 2 pistões: 425g, 4 pistões: 444g.
Os rotores do SLX possuem a Ice Technologies mas sem o Freeza, que é aquela aba interna em alumínio, mas apesar disso, são feitos do mesmo sanduíche de aço com recheio de alumínio. Pesos e tamanhos: 140 mm (121 g), 160 mm (133 g), 180 mm (159 g) e 203 mm (193 g).
Cubos
Os cubos dianteiros e traseiros estão disponíveis em 100 mm e 142 mm, 110 mm e 148 mm ou 157 mm. Pesos HB-M7110: 142 g, HB-M7110-B: 147 g, FH-M7110: 350 g, FH-M7110-B: 354 g, FH-M7130-B: 359 g.
O grupo sem o kit de freios sai por R$3999, bem mais atraente que o XT, e a diferença… bem, EU acho que compensa, afinal a grande vantagem aparente do XT sobre o SLX é o peso menor, fora isso, o SLX é até mais bonito.
E quão mais leve é o XT? 148g aproximadamente, olha só, basta você comer um pouco menos no almoço e pular umas sobremesas que já economiza R$2000, e também perde parte dessa pochete de pança que você (e eu) tem.
Animou? Já encomendou o seu? Pois corra, algumas lojas e bicicletarias já estão aceitando encomendas.
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça