Dicas para pedalar nesse sol de matar
Mesmo vivendo em Forno Foz do Iguaçu há alguns anos, ainda sofro muito com o calor insuportável, mas não é por isso que deixo de pedalar; apesar disso, tomo algumas precauções para não morrer ressecado e tostado.
Aqui vão algumas dicas:
1 – Pedalar no ar condicionado
Já passou da hora de instalarem um mega ar-condicionado nessa cidade, a Itaipu está logo ali gente, só puxar uma extensão, não custa nada.
Mas enquanto a prefeitura não toma uma atitude quanto a isso, existem alguns rolos de treinamento para se pedalar dentro de casa, muitos modelos são compactos, baratos e fáceis de usar.

2 – Hidratação
Essa é uma coisa muito séria e que muita gente não dá a devida atenção. Sempre leve muita água! Se você geralmente leva uma garrafinha de água, em dias muito quentes, leve duas, ou uma mochila de hidratação. Uma dica legal também é colocar gelo na água, assim ela ficará fresca por mais tempo.
Ficar desidratado não é nada legal. Além da sensação horrível de boca seca, você pode ter problemas musculares ou fisiológicos, talvez até desmaiar. É sério. Leve muita água e beba antes de ter sede, pois a sede é um sinal do seu corpo de que a água para que ele funcione normalmente já está perigosamente baixa.
Algumas pessoas indicam misturar sal e açúcar na água (aquela receita de soro caseiro que nossos pais nos faziam tomar quando éramos crianças), pois isso ajuda a repor eletrólitos, fazendo com que seu corpo trabalhe tranquilo e sem problemas.

3 – Alimentação
Estar bem alimentado não quer dizer comer um pratão de feijoada e sair louco pedalando por aí. No verão, prefira alimentos leves, como saladas e frutas, ou carboidratos de digestão rápida; e para levar para o pedal prefira alimentos em sachês como os de carboidrato e gel energético. As barrinhas podem ser levadas na sua mochila de hidratação, de preferência no mesmo compartimento que a água (isso as manterá bem fresquinhas e evitando que derretam).

4 – Proteção contra o sol
Como diria Pedro Bial: “use filtro solar”.
Marquinhas de biquíni são legais, mas pedalar com eles é muito desconfortável, então vá bem coberto e evite queimaduras desnecessárias, pois elas só vão lhe fazer chorar no banho com a água batendo no seu pescoço vermelho.
No mercado, existem cada vez mais modelos de roupas com fator de proteção solar, elas são uma ótima aquisição para se manter protegido e evitar problemas de saúde. Além disso, há diversas opções de protetores solares específicos para esportes, que são menos “melequentos” e têm uma boa proteção.

5 – Horário e percurso
Fique atento ao horário que vai sair e chegar. Prefira o fim da tarde ou o início da manhã, assim, você evita um sol muito forte e as consequências disso (pedalar sob o sol de meio-dia não é uma boa ideia!).
Mas o percurso também pode ser adaptado, as trilhas costumam ser mais arborizadas e frescas, fazendo com que você possa fazer um passeio mais longo e prazeroso (só não esqueça de tacar repelente no corpo todo).

6 – Respire direito
Segundo a galera do Pedarilhos, esta técnica de respiração ajuda a dar uma aliviada na temperatura corporal, se você inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ajudará seu corpo a dar uma melhorada na refrigeração interna e melhorar a sensação de calor do Saara dessa cidade.

7 – Segurança
Mesmo com todos os cuidados, ainda é possível ocorrer algum problema, por isso sempre recomendamos levar documentos, carteirinha do plano de saúde, dinheiro e o seu celular com a bateria bem carregada.
Quanto aos itens de segurança, não se esqueça do capacete, luvas e luzes de sinalização (vermelha atrás e branca na frente).
Essas são só algumas dicas, e você, o que faz para aplacar o sol e o calor desta época do ano?
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça