BrasilCicloturismoCicloviagemFoz do Iguaçu

De São Paulo a Foz do Iguaçu de bike: a cicloviagem do Vagner

Da capital paulista até Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do Paraná, são aproximadamente mil quilômetros – uma viagem cansativa até mesmo para quem resolve fazê-la de carro.

Mas o Vagner Gomes de Souza resolveu fazer este trajeto de bicicleta. Ele já é um cicloviajante experiente: esta é a sua quarta expedição. Mas, será a primeira vez que ele chegará à Terra das Cataratas.

Destino final: Foz do Iguaçu – PR

O trajeto

O Vagner saiu de São Paulo, mais precisamente da Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP, no dia 2 de janeiro, e deve chegar a Foz do Iguaçu nos próximos dias.

No Paraná, ele já passou por diversas cidades, como Cornélio Procópio, Londrina e Maringá, e hoje está em Campo Mourão. De lá, suas próximas paradas serão Ubiratã, Cascavel, Medianeira e, depois, Foz do Iguaçu, com parada final no Museu do Radioamador das Três Fronteiras.

O radioamadorismo

Além de ciclista, o Vagner é escoteiro e radioamador, e ele reúne esses três hobbies nas suas viagens. A cada parada, ele monta o seu equipamento de rádio para fazer contatos com os colegas da região.

O radioamadorismo é uma das paixões do Vagner e um dos impulsos para a viagem

Esta também é a rede que dá apoio ao cicloviajante, seja providenciando hospedagem, alimentação, ou uma boa prosa mesmo. As conversas através do rádio são tão importantes para o Vagner nessa empreitada quanto o pedal.

O desafio

Vários veículos de imprensa já noticiaram a aventura.

Fazer uma viagem de bike, em pleno verão, não é nada fácil. Mas o Vagner se mantém muito positivo no seu propósito e nos conta que o mais difícil não é a parte física.

“Você tem que estar preparado psicologicamente. Tem que trabalhar a sua mente, manter o foco, estar sempre alerta, superar seus medos.”

A recompensa

Além de todas as pessoas que conhece pelo caminho, a recompensa também são as belas paisagens.

Registrando a aventura!
Pequenas pausas para apreciar o caminho.
As fotos são inúmeras.

De acordo com o Vagner, ele gosta de apreciar as pequenas coisas, as belezas naturais, os pontos turísticos. Então, se ele vê algo interessante, ele não tem dúvidas: para para apreciar e tirar umas boas fotos.

Fazendo amigos pelo caminho
Sendo recebido por escoteiros em Tatuí

A chegada

A chegada do Vagner a Foz do Iguaçu está prevista para o dia 17 de janeiro, no Museu do Radioamador (Av. Silvio Américo Sasdelli, 2843 – Vila A). Ciclistas e grupos de pedal estão convidados a ir recepcioná-lo.

Nós, do Bicicletismo, desejamos ao Vagner um bom restante de viagem, força e boa sorte!

Acompanhe todos os detalhes da viagem no Facebook: https://www.facebook.com/groups/bikedxp

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente

%d blogueiros gostam disto: