De São Paulo a Foz do Iguaçu de bike: a cicloviagem do Vagner
Da capital paulista até Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do Paraná, são aproximadamente mil quilômetros – uma viagem cansativa até mesmo para quem resolve fazê-la de carro.
Mas o Vagner Gomes de Souza resolveu fazer este trajeto de bicicleta. Ele já é um cicloviajante experiente: esta é a sua quarta expedição. Mas, será a primeira vez que ele chegará à Terra das Cataratas.

O trajeto
O Vagner saiu de São Paulo, mais precisamente da Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP, no dia 2 de janeiro, e deve chegar a Foz do Iguaçu nos próximos dias.
No Paraná, ele já passou por diversas cidades, como Cornélio Procópio, Londrina e Maringá, e hoje está em Campo Mourão. De lá, suas próximas paradas serão Ubiratã, Cascavel, Medianeira e, depois, Foz do Iguaçu, com parada final no Museu do Radioamador das Três Fronteiras.
O radioamadorismo
Além de ciclista, o Vagner é escoteiro e radioamador, e ele reúne esses três hobbies nas suas viagens. A cada parada, ele monta o seu equipamento de rádio para fazer contatos com os colegas da região.

Esta também é a rede que dá apoio ao cicloviajante, seja providenciando hospedagem, alimentação, ou uma boa prosa mesmo. As conversas através do rádio são tão importantes para o Vagner nessa empreitada quanto o pedal.
O desafio

Fazer uma viagem de bike, em pleno verão, não é nada fácil. Mas o Vagner se mantém muito positivo no seu propósito e nos conta que o mais difícil não é a parte física.
“Você tem que estar preparado psicologicamente. Tem que trabalhar a sua mente, manter o foco, estar sempre alerta, superar seus medos.”
A recompensa
Além de todas as pessoas que conhece pelo caminho, a recompensa também são as belas paisagens.



De acordo com o Vagner, ele gosta de apreciar as pequenas coisas, as belezas naturais, os pontos turísticos. Então, se ele vê algo interessante, ele não tem dúvidas: para para apreciar e tirar umas boas fotos.


A chegada
A chegada do Vagner a Foz do Iguaçu está prevista para o dia 17 de janeiro, no Museu do Radioamador (Av. Silvio Américo Sasdelli, 2843 – Vila A). Ciclistas e grupos de pedal estão convidados a ir recepcioná-lo.
Nós, do Bicicletismo, desejamos ao Vagner um bom restante de viagem, força e boa sorte!
Acompanhe todos os detalhes da viagem no Facebook: https://www.facebook.com/groups/bikedxp
Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos – mas também já fui bem mais longe.