CicloativismoMobilidade urbanaNotícias e novidades

Uber trará bicicletas elétricas ao Brasil

Acho que é bem razoável afirmar que o transporte cicloviário é o futuro. Não apenas pelas questões ambientais, mas porque o trânsito está se tornando simplesmente insustentável em praticamente todas as grandes cidades.

Outra tendência que tem se mostrado bastante promissora é a da economia compartilhada: ou seja, eu posso utilizar um bem sem necessariamente ser proprietária dele, e pagarei apenas pelo tempo em que usar. Essa é a premissa da Uber, que revolucionou o mercado da mobilidade urbana com a inserção dos carros privados enfrentando fortemente o domínio dos táxis, e agora expande seu rol de produtos com patinetes elétricos e, ALELUIA, bikes!

App da Uber mostrará onde estão as bikes próximas de você. (Créditos: UOL)

As primeiras bicicletas elétricas, da Jump (marca comprada pela Uber), já estão em funcionamento nos Estados Unidos e na Alemanha. No ano que vem, segundo anúncio oficial da companhia, elas chegam ao Brasil – iniciando por São Paulo, claro.

Nós bem sabemos que esse tipo de novidade demora a chegar aqui no interioRR, mas, vale a pena ficarmos de olho e – por que não? – darmos aquela pressionada nas autoridades locais.

Basicamente, você poderá utilizar as bikes através de um cadastro e pagamento via aplicativo, assim como já rola com a Yellow e as laranjinhas do Itaú. A diferença é que aquelas duas são apenas mecânicas, e a Jump é elétrica, o que ajuda (e muito!) em cidades com muitas subidas.

Mas, no vídeo abaixo, do canal Bike é Legal, a Renata Falzoni explica um pouquinho sobre como são as bicicletas e como vai funcionar o sistema. Vale a pena dar uma conferida!

Você já utilizou alguma dessas bicicletas compartilhadas? O que acha da ideia? Comenta aí!

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente

%d blogueiros gostam disto: