BrasilCicloturismoFoz do Iguaçu

Pedalando nas Cataratas do Iguaçu

Localizadas em Foz do Iguaçu (PR), na divisa entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas em 2011 como uma das 7 Maravilhas da Natureza e encantam todos os anos milhões de visitantes de todo o mundo.

As Cataratas foram registradas pela primeira vez em 1542 por Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um espanhol, então governador do Paraguai. Mas o Parque Nacional do Iguaçu só seria fundado e 1930, com a ajuda de ninguém menos que Santos Dumont, que havia visitado as Cataratas anos antes e pressionado o então governador do Paraná, Alfonso Camargo.

Talvez você não saiba, mas é possível visitar as Cataratas de bicicleta!

Pausa pra selfie com o Mano Dumont

A entrada brasileira para o Parque Nacional fica a aproximadamente 15 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu. Caso você opte por fazer todo o trajeto de bike, saiba que boa parte é em pista simples e sem acostamento, com apenas uma pequena faixa à margem da rodovia. Portanto, até chegar ao Centro de Visitantes, o caminho é um pouquinho difícil, mas é possível. Caso prefira, você pode levar as bikes até lá, para pedalar apenas no interior do Parque Nacional.

Você pode comprar o ingresso online pelo site do parque, ou adquirir na hora que chegar lá. Basta ir até a bilheteria ou aos totens  de autoatendimento disponíveis na entrada. O valor varia conforme a região de procedência do visitante.

Depois de comprar o ingresso, é só ir até a plataforma de embarque indicada pelos atendentes, apresentar o ingresso e você estará livre para seguir pedalando por todo o parque.

Atenção: Por se tratar de uma unidade de conservação ambiental, existem ali animais selvagens, desde quatis fofinhos que irão te atacar e roubar suas barrinhas de cereal (true story), até onças. Isso mesmo, aqueles gatos gigantes comedores de turistas desatentos – embora os quatis sejam a sua maior preocupação (sério!).

Em alguns trechos do Parque existem ciclovias, mas caso você esteja indo em um dia de pouco movimento, é tranquilo trafegar pelo asfalto, sempre tomando cuidado para não atropelar animais ou ser atropelado pelos ônibus do transporte interno.

Caso esteja muito cansado depois de admirar as Cataratas, correr dos quatis e fotografar as borboletas, você pode pegar uma carona nos ônibus para a saída do parque. Eles possuem, na parte traseira externa, suporte para as bikes e lhe deixarão na recepção, tudo já incluso no valor do ingresso.

O parque funciona diariamente das 9h às 17h (pode ser alterado no horário de verão) e o trajeto interno é de aproximadamente 12km.

Se for visitar o Parque tire muitas fotos e mande pra gente, ou nos chame pra ir junto o/

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente