DeoreMountain bikeNotícias e novidadesShimanoTecnologia

Lançamento: Shimano Deore de 12 velocidades

Atualização: Lá fora o kit sem freios pode ser encontrado a 300 dólares e com os freios de 4 pistões a 600 dólares, informação do PinkBike e VitalMTB.

A linha Shimano de mountain bike acaba de expandir: a marca lançou hoje o Deore M6100 de 12 velocidades. A linha também ganhou os modelos M5100 de 11v e M4100 de 10v. Assim, a gigante japonesa traz ao consumidor uma nova opção de qualidade a um preço competitivo.

Como já é tradição, as linhas conversam entre si, ou seja, XT, XTR e SLX são intercambiáveis. Assim, podemos configurar as magrelas com melhor performance, mas sem estourar a fatura do cartão.

O grupo traz toda a expertise da Shimano para o ciclista entusiasta, pois as tecnologias HG HYPERGLIDE, 2-WAY RELEASE (liberação dupla), SHADOW RD+ e controles para guidão I-SPEC EV chegam para dar toda a potência que o mountain biker merece.

Pedivela com pintura metalizada? Vai ficar legal no nosso Insta

E não é só de potência que o grupo é feito. Seguindo uma estética moderna e design refinado, os pedivelas possuem uma pintura metálica que varia com a luz. Mas, não é só isso: ainda possuem medidas de 170mm e 175mm e com coroas de 30 ou 32 dentes (compatível todas as coroas SLX, XT e XTR).

O cassete Deore é robusto, sendo Microspline e composto de 12 pinhões de aço e relação 10-51d, e conta ainda com a HYPERGLIDE +. Traduzindo, aquela ladeira bruta vai ficar mais fácil, pois a mudança de marchas pode ser realizada suavemente mesmo nas condições mais extremas.

E pra aguentar essa brutalidade sem engasgos, a corrente Deore HG de 12v tem as extremidades estendidas da placa interna, aumentando a retenção de corrente e garantindo a suavidade.

Falando em trocas precisas, o câmbio traseiro vem com roldanas de 13 dentes, braço mais rígido e tecnologia SHIMANO SHADOW RD+. Assim, você não terá aquela batedeira nas descidas mais insanas.

Para fechar o conjunto de marchas, o trocador Deore de 12v traz toda a sabedoria dos irmãos mais velhos XTR, XT e SLX. Com o I-SPEC EV é possível ajustar o cockpit da melhor forma possível, sendo 14mm de movimento lateral e até 10 graus de rotacional, para que você possa ter controle total ao alcance dos dedos, pois o RAPIDFIRE PLUS em conjunto com o 2-WAY RELASE vai te dar a segurança para voar baixo.

Acompanhando a tendência mundial, os freios DEORE M6100 trazem opções tanto para XC (BR-M6100) como Enduro (BR-M6120) e contam com um manete redesenhado (BL-M6100), com montagem mais rígida, curso mais curto e equipadas com o SERVO WAVE, permitindo um engate mais rápido da pastilha (metal ou resina) com os rotores SM-RT64 ou SM-RT54.

Alavanca para canote do selim com I-SPEC EV – SL-MT500

Você esperava um sistema de duas coroas? Sem problemas, a Shimano não se esqueceu de você.

Os novos Deore de 10 e 11 velocidades ainda podem ser utilizados com o sistema de duas coroas, promovendo um melhor alcance para todos os tipos de pedaladas, e também podem ser usados na versão single.

Os que optarem pela configuração de 11-velocidades terão à sua escolha cassete HG de 11-51D com pedivelas single (1×11) de 30D ou 32D (FC-M5100), pedivela duplo normal (2×11) (FC-M5100-2) ou Boost (FC-M5100-B2) e coroas de 36D-26D, além de um cassete HG (CS-M5100) de aço de 11-42D e passo de engrenagens mais próximo. 

Os ciclistas que utilizarem Sistema de 10 velocidades poderão combinar coroas de 1×10 (30D ou 32D) com um cassete HG de aço de amplo alcance, de 11-46D ou, para o setup de 2×10 (36-26D) podem optar por um cassete HG de aço (CS-M4100) de passo de engrenagens próximo, de 11-42D.

Quanto aos câmbios, é necessário prestar um pouco de atenção, já que cada modelo é específico para 10 (RD-M5120-SGS) ou 11 velocidades (RD-M5100-SGS), ambos com SHIMANO SHADOW RD+ e estabilização de corrente.

Além disso, é possível encontrar também os modelos M4120-SGS para 10 e 11 velocidades, que conta com o SHIMANO SHADOW RD, mas sem a estabilização de corrente.

Nos câmbios dianteiros, temos as opções FD-M5100 para 11v e M4100 para 10v, ambos com opção de montagem D, E e M e possibilitam acomodação de pneus de até 2.3″.

Os trocadores acompanham a ergonomia e conforto da linha e trazem também o I-SPEC EV para melhor configuração do cockpit e 2-WAY RELEASE para trocas rápidas, além de uma alavanca RAPIDFIRE PLUS MONO para controle das coroas e todas com visor ótico para visualização das marchas atuais.

Os freios também possuem opções de 2 ou 4 pistões e manetes compatíveis, o caliper BR-MT420 de 4 pistões pode utilizar pastilhas de metal e resina, enquanto o BR-MT410 é uma opção mais leve, mas compatível apenas com pastilhas de resina.

A Shimano também liberou uma planilha para uma melhor visão das linhas e compatibilidade dos componentes

E já vá se preparando: os novos Deore chegam ao mercado a partir do segundo semestre de 2020.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente