Observatório reúne informações sobre coronavírus e mobilidade por bicicleta
Recentemente, publicamos aqui uma notícia sobre o lançamento do Observatório da Bicicleta. Agora, o portal apresenta um novo serviço: informações importantes em época de coronavírus. Confira:
A pandemia do Coronavírus (Covid-19) apresenta uma situação nova e desafiadora para toda sociedade, tanto para enfrentar o seu desenvolvimento quanto para a busca de transformações sociais que deixem a sociedade menos vulnerável para eventuais reincidências. Entretanto, a crise afeta a sociedade de maneira distinta, a depender da classe social, gênero, ocupação e condição física, entre outras categorizações.
Para contribuir com a sua categoria, os usuários da bicicleta como meio de mobilidade, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) criou a seção “Coronavírus e ciclomobilidade” no seu Observatório da Bicicleta, uma plataforma colaborativa que reúne informações e monitora políticas públicas e outra iniciativas pertinentes ao universo da bicicleta. O objetivo da seção é reunir e disseminar informações que auxiliem os ciclistas a se manterem com saúde, bem como a melhorar as condições de contribuição do ciclismo para a sociedade tanto durante quanto posteriormente à crise.
Segundo a Diretora Presidenta da UCB, Ana Carboni, “a bicicleta demonstra sua vocação para contribuir com a sociedade e com o meio ambiente, inclusive em momentos de crise epidemiológica, e estas informações devem ajudar a sociedade a compreender isso”. Com efeito, a bicicleta tem sido apontada em todas as partes do globo como um modo de mobilidade que oferece menos riscos de contágio do que o transporte coletivo, além de facilitar a distribuição de mercadorias num momento em que a maioria da população precisa ficar isolada.
“Existe muita informação disponível, mas ela está dispersa e em constante produção”, comenta André Soares, Coordenador do Observatório da Bicicleta. Além disso, tendo em vista interesses conflitantes, “é preciso separar informações cientificamente baseadas daquelas que são claramente falsas”. Por isto, a seção se preocupa em reunir informações que estejam de acordo com os princípios da saúde coletiva e do bem comum que são defendidos pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, ou seja, que as pessoas que não exercem atividades essenciais devem manter o isolamento físico e que todas, ao necessitarem sair de casa, tomem cuidados para não se contaminarem nem contaminarem as demais.
As informações do Observatório da Bicicleta compreendem notícias, pesquisas, posicionamentos e ações das instituições cicloativistas, situações e exemplos internacionais, eventos sobre mobilidade e coronavírus, opinião e dicas de blogueiros, destacando questões ligadas o mercado, ao trabalho e também ao esporte e ao lazer.
A seção está sendo atualizada constantemente e, para tanto, possui mecanismo para receber contribuições (matérias, notícias, sugestões, etc.) de qualquer pessoa interessada.
Para saber mais: https://observatoriodabicicleta.org.br/coronavirus/
Texto: Assessoria.
Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos – mas também já fui bem mais longe.