Chegou no Brasil o Shimano GRX
O Gravel vem crescendo no Brasil e no mundo, então não era surpresa aparecer um grupo dedicado totalmente para a modalidade. Agora, a Shimano, através da Blue Cycle disponibiliza os componentes para o mercado brasileiro.
O grupo foi desenvolvido e avaliado por ciclistas de todas as partes do mundo e pode ser utilizado em diferentes terrenos, desde estradas de asfalto até mais irregulares, como cascalho e terra; seu uso também pode ser aplicado a bikepacking e cyclocross de alto nível.
Chegando tanto com sistema a cabo como Di2, o grupo traz três séries: RX800, RX600 e RX400, em transmissões 1×11, 2×11 e 2×10, um novo design de trocadores e manetes. Inclusive, possuem um manete extra na parte superior do guidão, conferindo mais conforto e segurança para os pedais longos.
Os componentes da relação GRX são compostos por câmbios dianteiro e traseiro e o pedivela. Estes componentes devem ser utilizados com cassetes e correntes Shimano MTB (Deore XR, SLX ou Deore) ou mesmo de Estrada (Ultegra, 105, Tiagra).
É possível criar uma configuração específica para o estilo e perfil do ciclista. Desde uma bike GRX leve, com nível de competição, até uma mais resistente e robusta para lazer, que exige um investimento menor. Além da série líder da categoria, Shimano GRX RX800 de 1×11 ou 2×11 velocidades, há opções de componentes 1×11 ou 2×11 velocidades mais acessíveis da série RX600 que podem ser mesclados perfeitamente com a série RX800. Além destes, é possível mesclar componentes de 10 velocidades RX400 com componentes de outras séries da Shimano Estrada.
Os pedivelas e câmbios dianteiros foram construídos de forma a dar espaço para pneus de até 42 mm, requeridos para atividades em terrenos irregulares, que pareados com as rodas de aro assimétricos de 21,6 mm de largura por 22 mm de altura com eixo E-THRU de 12 mm elevam muito o desempenho.
Os freios são potentes e capazes de controlar a velocidade em descidas abruptas e imprevistas, um dos pontos cruciais das modalidades de gravel. Para isso, a Shimano importou a tecnologia Servo Wave dos freios de mountain bike para os manetes ST-RX815, manetes hidráulicos adicionais instalados na parte superior do guidão.
Tive a oportunidade de dar um pequeno rolê com a bike de testes em Mairiporã, e mesmo não tendo muita experiência com bikes gravel senti que o grupo funcionou muito bem nas trilha de testes, com trocas precisas e silenciosas.
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça