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Indústria de bicicletas do Polo Industrial de Manaus bate recorde

O Brasil continua on fire na produção de bicicletas. É o que indica o último comunicado divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que relata que a produção das fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) atingiu 116.301 unidades em outubro.

Este foi o melhor resultado para o mês desde 2011 (quando foram produzidas 91.487 unidades). Com isso, a região consolida sua posição como o maior centro gerador de bicicletas entre todos os países do Ocidente, ficando atrás apenas da concentração fabril que ocorre no Sudeste Asiático.

Para Cyro Gazola, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, o recorde entre todos os meses de outubro da presente década reflete o acentuado crescimento da demanda nacional pelas bicicletas de médio e alto valor agregado fabricadas no Polo de Manaus.

“Para atender a essa forte demanda dos ciclistas brasileiros, as fabricantes do PIM ampliaram a produção em outubro visando o abastecimento constante dos pontos de venda com volumes suficientes para a evolução dos negócios típicos de final de ano, estimulados pelo Black Friday, Natal e também pela disponibilidade de recursos gerada pelo pagamento do 13º salário aos consumidores”.

Segundo dados da entidade, o volume atingido é 29,8% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (89.609 unidades) e de 4,9% maior em relação a setembro (110.895 unidades).

No acumulado do ano, foram fabricadas 820.040 bicicletas no PIM, volume 22,7% maior ante as 668.058 unidades registradas no mesmo período de 2018. O volume atingido já superou a produção total do ano passado (773.641 unidades) e está muito próximo da projeção anual da entidade, que é de produzir 857 mil unidades no PIM em 2019.

Resultados por categoria

Em outubro, a categoria mais produzida foi a Mountain Bike (MTB), com 51.818 unidades. O volume representa aumento de 38,8% na comparação com o mesmo mês de 2018 (37.328 unidades) e de 19,2% em relação a setembro (43.471 unidades). 

A categoria Urbana ficou na segunda posição, com 39.084 bicicletas, representando uma alta de 1,8% em relação outubro do ano passado (38.402 unidades). Comparada com setembro, houve queda de 17,2% ante as 47.204 unidades fabricadas naquele mês.

Na sequência do ranking, veio a Infanto-Juvenil, com 24.040 unidades, representando um crescimento de 82,6% na comparação com o mesmo mês de 2018 (13.166 unidades), e de 28,1% em relação a setembro (18.772 unidades).

Com 920 unidades, a Estrada ocupou o quarto lugar no ranking. O volume representa aumento de 29% em relação a outubro do ano passado (713 unidades). Na comparação com setembro (1.039 unidades) foi registrada queda de 11,5%.

A categoria Elétrica, que passou a ser incluída no levantamento da Abraciclo este ano, ficou na quinta colocação com 439 unidades, aumento de 7,3% ante as 409 bicicletas registradas em setembro.

As posições foram mantidas no acumulado do ano. Com 379.081 unidades e 46,2% de participação no mercado, a Mountain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida. Na sequência, vieram Urbana (310.010 unidades e 37,8% de participação), Infanto-Juvenil (120.841 unidades e 14,7%), Estrada (7.600 unidades e 0,9%) e Elétrica (2.508 unidades e 0,3%). 

Fonte: Abraciclo.

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

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