Roupas e acessórios

Ciclistas “fantasiados”: mitos e verdades

Logo que comecei a pedalar, obviamente eu não tinha absolutamente nada além de boa vontade, e aos poucos fui montando meu “enxoval” da bike. Comecei, claro, com o capacete e os leds dianteiro e traseiro. Isso e uma garrafinha bem fuleira era tudo o que eu tinha, e eu achava que era o suficiente.

Assim como a maioria das pessoas que não pedalam, eu achava que essas roupas justinhas para ciclistas eram só “para bonito”, e não via sentido em pagar mais de R$ 100 numa camisa específica, por exemplo – sendo que tinha um monte de camiseta velha e manchada lá em casa que eu poderia usar, afinal de contas, eu só usava a bike para passear mesmo. “Não vou ser atleta profissional”, eu pensava.

Mas… um dia, resolvi me render e comprei uma camisa de ciclismo – comecei comprando porque achei bonita, confesso. E depois, uma bermuda (com aquele acolchoadinho que protege o bumbum que mamãe passou talquinho)… e, a partir daí, minha vida mudou. Eu comecei a entender a utilidade – e até a necessidade – de investir em roupas específicas para pedalar.

É claro que, assim como em qualquer esporte, o ciclismo engloba um universo de produtos e opções pra gente gastar nosso suado dinheirinho para melhorar a experiência e a performance. E, respondendo ao questionamento de muita gente: não, as roupas específicas não são frescura. Existe toda uma lógica de segurança e conforto envolvida e, para que essas vestimentas cumpram sua função, tem muita tecnologia envolvida.

Via de regra, os tecidos utilizados para a confecção das roupas para ciclismo são projetados para oferecer maior conforto térmico, proteção solar, menor fadiga muscular, além de detalhes que melhoram a visibilidade do ciclista para os motoristas – como cores vibrantes e tecidos refletivos, por exemplo.

Science, bitch!

Como escolher a minha roupa

Assim como qualquer coisa no ciclismo – desde a bike até os acessórios -, você vai ter que provar. Só no toque na pele e na pedalada é que você vai sentir o que é mais confortável e adequado para o seu corpo e seu tipo de pedal.

Mas, nós aproveitamos a ida a São Paulo para conhecer algumas das fabricantes de roupas e acessórios de ciclismo, e trazemos os vídeos de três desses fabricantes aqui, que vão explicar as tecnologias mais atuais que estão sendo aplicadas às roupas, e no que elas auxiliam em cada tipo de pedal.

Obs: a maioria destas marcas você encontra nas bike shops perto de você.

FreeForce

Saiba mais no site: https://www.freeforce.com.br/

Mauro Ribeiro Sports

Saiba mais no site: https://www.mauroribeirosports.com.br/

Lamaglia

Saiba mais no site: https://www.lamaglia.com.br/

E você, também faz questão de usar as roupas próprias para ciclismo? De quais você não abre mão? Conta pra gente nos comentários.

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente