EventosFoz do Iguaçu

Pedal beneficente arrecada fundos para o Centro de Nutrição Infantil

Pedalar é sempre ótimo, e pedalar por uma boa causa é melhor ainda. Eu sempre gosto do clima dos passeios ciclísticos, ver um monte de gente feliz com suas magrelas, as amizades que fazemos, os lugares bonitos que percorremos. E, no dia 25 de agosto, vai ter um passeio pra lá de especial em Foz do Iguaçu: o Esquadrão Caveira Brasil está organizando um pedal para arrecadar doações para o Centro de Nutrição Infantil e para o Projeto Amigos.

A concentração será às 7h da manhã no Super Muffato da Av. República Argentina, com café da manhã. Depois o trajeto segue pela República até a Rua Victório Basso, Rua Alagoinha, Rua Paulista, Rua Maria Agnês Maran, Rua Vera Cruz, Rua Uruçu, e retorna pela Rua Maria Agnês Maran até a Av. República Argentina. O trajeto menor será de 16 km, e haverá uma opção de percurso com 35 km pra quem estiver mais disposto. Confira as informações no vídeo abaixo:

A inscrição custa R$ 20 por pessoa. No percurso, estarão disponíveis pontos de hidratação com água e frutas e, ao final, haverá sorteios de brindes para os participantes (guarde o seu canhotinho). É possível realizar a inscrição nas bicicletarias parceiras (Super Bike, Bike Center, Bike Iguaçu, Armazém da Bike, Foz Bike) ou falando diretamente com os organizadores, no Facebook.

O Centro de Nutrição Infantil

O Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu (CENNI/FI) é uma entidade não-governamental, sem fins econômicos. Fundada em 1993 com a finalidade de atender crianças e adolescentes de 0 a 14 anos com distúrbios nutricionais e doenças associadas.

O Cenni conta com uma equipe multiprofissional, composta por: médico pediatra, gastropediatra, assistente social, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, alem de uma equipe de apoio, voluntários e membros da Diretoria.

O CENNI oferece:

  • Atendimento ambulatorial – consultas ambulatoriais pré-agendadas, através de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, profissionais da área e procura espontânea;
  • Ambulatórios de distúrbios nutricionais – atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, que apresentam desnutrição, baixo peso, alergias alimentares, anemias carenciais, patologias associadas, distúrbios na deglutição, anorexia e obesidade;
  • Ambulatório de Puericultura PIG (Pequeno para idade Gestacional) e prematuros – atendimento às crianças de 0 a 14 anos, que nasceram com baixo peso e/ou prematuras (menos de 2,5 kg ao nascimento);
  • Ambulatório do Centro Materno Infantul – serviço desenvolvido em parceria com Prefeitura Municipal e SIS Fronteira à gestantes e mulheres brasileiras residentes no Paraguai; coleta de preventivo, puericultura de 0 a 24 meses, imunização, pré-teste e teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites (B e C);
  • Internamentos – realizado de segunda a sexta-feira à crianças de 0 a 5 anos, em que o acompanhamento ambulatorial não apresentou melhora, ou casos em que se faz necessário um tratamento mais intensivo;
  • Trabalho socioeducativo com as famílias das crianças internadas – promoção à saúde por meio de apoio familiar multi e interdisciplinar.

O Projeto Amigos

O Projeto Amigos atende crianças e adolescentes da região do Portal da Foz em uma série de atividades, entre elas, reformando bicicletas e doando para as crianças, ou apoiando jovens atletas em competições de ciclismo. Além disso, mantém a Oficina da Bike, onde faz todos os reparos gratuitamente.

Todo o trabalho é mantido por voluntários e com a ajuda de doações. Confira o texto que escrevemos sobre o Bike Natal 2018.

Em resumo, bons motivos não faltam para você se inscrever, ir pedalar e ajudar esses projetos tão importantes. Qualquer dúvida, fale com a gente!

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente