EventosGeralMobilidade urbanaShimanoTecnologia

Testamos as e-bikes com sistema STEPS

No dia 30 de maio, fomos convidados pela Shimano para testar o novo Deore XT. Mas, chegando a Mairiporã, tivemos uma surpresa: havia outras bikes para testes e, entre elas, as E-bikes com o sistema Steps.

Apesar de ter sido um teste curto, podemos dar algumas impressões que tivemos sobre o sistema e suas possíveis aplicações para os pedais do dia-a-dia.

Uma e-bike (bicicleta elétrica) tem como principal característica a assistência do pedal, ou seja, o motor te ajuda a pedalar (mas não pedala por você). É como se alguém te empurrasse até você pegar embalo, depois disso, é com você.

No guidão, temos o monitor, onde é possível visualizar algumas informações, como o nível de bateria, o modo selecionado e a velocidade. No lado esquerdo, estão localizados os botões de controle, que servem para alternar as telas e os níveis de assistência, que vão do desligado (sem assistência), passando pelo “baixo”, “médio” até o “alto”.

Alguns modelos possuem mais modos, como o Trail ou o Boost – esses modos são mais específicos para pedaladas mais pesadas e mountain bike, mas vamos simplificar por hoje.

A bateria fica no suporte da garrafa; o motor, na caixa de centro

Ao iniciar a pedalada, você já sente a diferença. Apesar de a bike ser mais pesada, o peso desaparece quando forçamos o pedal, pois a resposta do motor é instantânea e, quanto mais força você faz, mais ela te ajuda.

A assistência só é interrompida quando se atinge 25 km/h. Nesse momento, você ouve o motor desligando. Mas, como já estava embalado não faz muita diferença – só é necessário fazer um pouco mais de força.

Mas o show mesmo é quando se está na subida. Eu fiz várias vezes a subida do trajeto com as bikes normais, e me apaixonei pela e-bike. Chegar ao topo sem ofegar é muito recompensador.

Como disse, o teste foi curto e, por isso, não conseguimos testar a fundo outras características do produto, como a duração da bateria em um cenário real, por exemplo, ou o tempo de recarga ou a durabilidade de todo o sistema. Enfim, mais testes seriam necessários para um review mais completo.

Aqui um vídeo do Pedaleria com mais informações a respeito:

Embora tenhamos brincado com elas por pouco tempo, saímos de lá apaixonados. Esse tipo de bike é uma grande ferramenta de locomoção para aqueles que querem se deslocar diariamente sem chegar suado nos compromissos. Pode ser uma ótima solução para melhorar a mobilidade urbana. Resultado: Aprovado.

Gostaria de ter uma e-bike? Qual o uso daria pra ela? Conte pra gente.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente