Especial Ciclovias – BR 277
Outro dia, minha esposa me disse que haviam sinalizado a ciclovia da BR 277 (você sabia que ela existe?). A ciclovia começa na altura do Bairro Portal, um pouco antes da passarela, e vai até o Três Lagoas. Embora seja apenas do lado direito da rodovia (sentido Cascavel), a pista é larga, pintada de vermelho e muito bem feita.
Meu destino era a trilha do Vitorassi, então iniciei o trajeto pela pista exclusiva para bikes, e logo depois de algumas centenas de metros já encontrei um ciclista – não um amador com roupinha e capacete, um cara profissa mesmo, o Armelino.
O marceneiro aposentado, meio desconfiado, trocou algumas palavrinhas comigo e até permitiu uma foto. Aos 66 anos, ele ainda pedala diariamente, às vezes buscando madeiras para praticar a sua profissão e construir algumas coisinhas. Segundo ele, a ciclovia ficou muito boa: “dá pra andar bastante e com segurança”, disse.
Mas, como nada é perfeito, notamos alguns problemas: em determinados pontos, os alçapões e acessos de cabeamento e água não foram contornados e ficam no meio da pista. Em outro trecho, até um ponto de ônibus toma mais da metade da faixa.
Durante o trajeto, encontrei várias pessoas utilizando a ciclovia, muitas delas aparentando trabalhar por ali, como foi o caso do Antonio.
O operador de empilhadeira, de 47 anos, faz o trajeto do Portal até o seu trabalho todos os dias. São aproximadamente 10km que ele faz com sua companheira de duas rodas. Ele gostou muito da pista, pois é rápida, segura e bem construída, apesar de não gostar muito de fotos e estar com pressa, papeamos bastante enquanto pedalávamos.
Em resumo, a ciclovia da BR277 foi uma ótima aquisição para a cidade, principalmente para os que moram no Três Lagoas e querem vir até o Portal pedalando em segurança. Apenas a travessia da rodovia ainda está complicada, mas talvez isso possa ser melhorado no futuro.
Esperamos que ela tenha também um acompanhamento e conservação adequados, para que não fique no mesmo estado das outras, como a da José Maria de Brito, por exemplo.
Este post inaugura uma nova série do Bicicletismo, o “Especial Ciclovias”. Nos próximos dias, iremos pedalar por algumas das ciclovias da cidade e fazer uma avaliação como esta aqui.
E você, costuma usar alguma ciclovia? Quer faze algum comentário sobre isso? Não seja tímido (a).
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça