“Cair você vai, levantar você deve” (Yoda)
Em todos estes anos que habito o planeta Terra, nunca conheci uma lei mais implacável que a Lei da Gravidade. Já senti diversas vezes sua influência na minha vida, principalmente quando subo em uma balança, e quando esta lei se encontra com outra, a de um tal de Murphy, as coisas tendem a dar muito, muuuuito errado.
Bom, jovens, eis a realidade: mais cedo ou mais tarde vocês vão cair (ou, no jargão da bicicleta, comprar terreno). Eu sempre caio, meus amigos caem, maçãs caem, só o dólar parece imune às vezes, mas até ele cai; portanto organizei uma lista rápida de dicas para tentar ajudar quando o fatídico dia em que você resolver adquirir um lote chegar.
Como se ferrar menos, um guia rápido:
Dica 1: Use equipamento de proteção
Pode parecer desconfortável e feio, mas estar e protegido é mais legal do que estar engessado e enfaixado.
Dica 2: Siga as normas
Na rua ou no mato, saiba qual o caminho certo e tente segui-lo. Isso já evitará diversos transtornos e acidentes, e, como a Mayara descreveu neste outro texto, existem leis que regem o trânsito de veículos nas ruas, enquanto no mato, é sempre bom ouvir os que já conhecem os caminhos.
Dica 3: deixe a bike que se f@$%
Pode parecer difícil ver a magrelinha que você investiu tanto tempo e dinheiro caída e ralada, mas antes ela que a sua cabeça, ombro, joelho e pés (leia cantando). Peças podem ser trocadas e reguladas; um pescoço, não.
Pratique o movimento de desmontar da bike, mais tarde esse movimento passa a ser instintivo e ao notar que a queda é inevitável, você jogará a bike de lado e cairá são e salvo.
Dica 4: relaxe
Cair com o corpo rígido é muito ruim para você. Quando perceber que o tombo é inevitável, tente se jogar no chão e sair rolando, isso ajuda a dispersar a energia da queda por todo o corpo, ao invés de somente nas suas pernas ou braços.
Dica bônus: tente não ir sozinho
Pedalar sozinho é legal e eu adoro, mas sempre tento convidar os amigos para ir comigo, já me machuquei feio e precisei de ajuda para voltar para casa. Além disso, é sempre legal ter alguém pra rir da sua cara.
Algumas dicas e técnicas eu retirei deste vídeo do Seth Bike Hacks, onde ele também indica alguns treinos, fica a dica:
Já esse vídeo do GMBN são só tombos mesmo, pois é legal rir da desgraça alheia de vez em quando (todos passam bem, não se preocupe).
Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça