CicloativismoEspecialFoz do IguaçuMobilidade urbanaSegurança

Especial Ciclovias – Ambrósio Losi

Voltamos com mais uma da série Ciclovias, desta vez achamos uma bem afastada do centro, e uma bem legal também.

Com início na rua Av Tarquínio Joslin dos Santos e terminando na Av. Fiorino Brol, a ciclovia tem aproximadamente 1,6 quilômetros, é construída em concreto no espaço da calçada e apesar de ter pistas dos dois lados da via, o trajeto de volta (Vila C – Centro) não está construída em todo o trajeto, acabando um pouco antes da Tarquínio e sem espaço para travessia ou faixa de pedestres para o outro lado, apenas se junta à calçada.

Notamos poucos problemas de conservação, talvez por ser relativamente nova, mas não quer dizer que não existem

Um dos problemas é que como é margeada por vastos terrenos e plantações, depois dos últimos meses de chuva a terra dos lotes escorreu para a pista, mas nada que um trabalho rápido da prefeitura não resolva.

A pista é bem lisa, sem buracos ou imperfeições, o que possibilita desenvolver bem a pedalada sem maiores preocupações.

Um outro ponto negativo que notamos é a divisão entre calçada e ciclovia, o que pode causar problemas na locomoção tanto de pedestres como de ciclistas, pois o espaço é apertado, deixando pouca margem para manobras e mudanças de direção.

Falando em pedestres, estes tem mais do que reclamar, em alguns pontos, além da terra que escorreu dos terrenos, há também a grama e mato que começaram a tomar conta da calçada feita em paver, os deficientes visuais sofrem ainda mais, pois a faixa tátil pode ser encoberta a qualquer momento.

Mas voltando para a pista para bikes, acreditamos que a via está bem conservada e pode ser utilizada sem maiores problemas, restam apenas alguns pequenos ajustes para ficar perfeita.

Bom saber que a prefeitura se preocupa com os bairros também. Já usou a ciclovia? Conte pra gente

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente