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Shimano GRX, as primeiras peças 100% gravel do mercado

De olho no crescimento das gravel bikes no Brasil e no mundo, a Shimano criou uma linha específica para a modalidade, com o nome de GRX e as linhas RX400, RX600 ou RX800, a empresa traz opções de peças eletrônicas ou mecânicas tendo com uma ou duas coroas, além de freios hidráulicos a disco.

Bikes de gravel (cascalho em inglês), são bikes híbridas que podem ter bom desempenho no asfalto, sem perder a diversão de encarar um estradão.

Cara de speed, mas alma de mountain bike

No Brasil temos poucas oportunidades de trilhas de mountain bike, até porque temos poucas montanhas, então a gravel acaba sendo uma alternativa muito mais sensata para curtir um mato por estradas rurais e caminhos menos acidentados.

A linha GRX trás opções em 1×11, 2×10 e 2×11 (número de coroas x número de cassetes) o que oferece uma gama ampla de marchas para os terrenos que o ciclista encontrar pela frente.

Quanto a compatibilidade, a Shimano garante que as correntes e cassetes de MTB e road (speed) poderão ser usadas com o GRX, especificamente os modelos Deore, XT e SLX para a galera da terra ou Ultegra, 105 e Tiagra para o povo do asfalto.

Subalavancas de freio

Uma novidade interessante e que pode garantir maior conforto e segurança nos pedais longos, são as subalavancas de freio hidráulico, elas se ligam ao sistema principal de mangueiras e são montadas na parte de cima do guidão, oferecendo frenagem rápida mesmo quando as mãos estão fora do drop.

Uma característica muito interessante dos manetes, é que se você quiser colocar um canote retrátil (dropper post ou dropper seatpost) e for utilizar o sistema de 1 coroa, pode comprar um manete dedicado e ligar o comando do canote a ele, evitando assim de colocar mais uma alavanca no seu guidão. Bem clean não é mesmo?

Mas se você gosta mesmo de minimalismo e modernidade, pode ainda adquirir as versões Di2, que substituem os cabos e conduítes por fios, isso mesmo, eles são eletrônicos.

Novas rodas RX570

Para fechar com chave de ouro a japonesa ainda apresenta ainda as rodas RX570 de 21.6mm, já preparadas para pneus tubeless.

Parece que começaremos a ver cada vez mais componentes para gravel, apesar de não ser um grupo completo, as nova GRX tem tudo para melhorar o cenário da modalidade no Brasil.

A Shimano ainda não revelou preços para o Brasil, mas lá fora o grupo completo RX400 2×10 com rodas RX570 sai por USD 1.223,91, salgado, mas se os fabricantes de bikes animarem a colocar essas peças de fábrica, o preço pode cair muito.

Olha, até me deu vontade de montar uma gravel agora. E você, já usa uma? Conta a experiência pra gente.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

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