EventosReview do pedalRolês

Relato do rolê: Pedalágua da Sanepar

Neste último sábado, participamos do Pedalágua da Sanepar, um passeio alusivo ao Dia Mundial Sem Carro. O evento era gratuito, organizado pela Sanepar, em Parceria com a Itaipu Binacional. Bastava doar um quilo de alimento não perecível para participar.

Trajeto de estrada de chão no interior da Itaipu.

Particularmente, eu gosto muito desse tipo de evento, porque, além de ser uma motivação extra pra dar uma volta com a magrela, normalmente são muito bem organizados e têm todo um clima de descontração e interação. Esse tipo de passeio é recomendado para pessoas de variados “níveis” no ciclismo, e de várias idades.

O trajeto era relativamente fácil: 23 km no total, sendo a maior parte por trilhas no interior da Itaipu. O que dificultou um pouco foi o forte calor – no sábado, os termômetros marcavam mais de 30°C.

O passeio foi finalizado no Mirante da Piracema, um lugar agradável e com uma bela vista dentro da Usina. 

Pontos positivos

Um dos principais pontos positivos não apenas deste mas de todos os passeios ciclísticos dos quais já participei é, como eu disse acima, a possibilidade de fazer um pedal diferente, num trajeto já previamente organizado para isso, com segurança e tranquilidade, sem se preocupar com trânsito e afins.

No final, rolou uma confraternização, com coffee-break e sorteio de brindes. Outro ponto positivo é que, como normalmente não é permitido à comunidade externa adentrar a área de Itaipu, esses passeios são a oportunidade de acessar a infraestrutura do local.

Pontos negativos

Um dos pontos que deixaram a desejar neste passeio foi, a meu ver, o suporte para hidratação dos ciclistas. Como mencionei acima, estava muito calor, e todo mundo sabe o quanto esse calor castiga aqui em Foz do Iguaçu. Neste aspecto, achei que deveriam ter sido distribuídos ao longo do caminho alguns pontos de hidratação, como vemos em outros passeios.

Como nós tivemos alguns problemas com nossas bicicletas, acabamos ficando para trás e só fomos encontrar o caminhão de água da Sanepar já bem no final. Estávamos muito cansados, com muito calor e com nossas garrafinhas já vazias. Essa parte foi bem sofrida.

Conclusão

De maneira geral, apesar dos contratempos e de, ironicamente, termos passado sede num pedal da Sanepar (risos), o passeio foi muito bacana. Recomendo a todos que nunca participaram que, nas próximas vezes, participem. É uma boa maneira de adquirir gosto pelo pedal, pra quem ainda está pensando em começar.

A Itaipu costuma realizar passeios no interior da Usina uma vez por mês. Fiquem ligados que divulgaremos aqui todos os eventos que tivermos conhecimento.

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente