Economia

Com cautela, Abraciclo projeta crescimento de 12,8% na produção de bicicletas em 2021

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) apresentou, nesta quarta-feira, o balanço do ano de 2020 para os segmentos de bicicletas e motocicletas, e divulgou a projeção da indústria para o ano de 2021 – ano em que a Associação completa 45 anos.

Conforme destacou o vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola, a projeção otimista de 2020 não se confirmou devido à pandemia – que, além de impor uma redução no ritmo de operação da indústria instalada no Polo Industrial de Manaus, também impactou em toda a cadeia internacional de componentes e insumos.

No ano passado, as fabricantes de bicicletas instaladas no PIM produziram 665.186 unidades. O volume foi 27,7% menor que o fabricado em 2019, que teve 919.924 bicicletas produzidas. O desempenho também ficou abaixo da projeção apresentada pela Abraciclo em outubro, que era de produzir 736 mil bicicletas.

Mas, apesar da cautela e de priorizar totalmente a saúde da população, Gazola afirma que o segmento está otimista para 2021, com a expectativa de voltar a crescer gradualmente depois de um ano de retração.

“A demanda por bicicletas continua alta e a tendência é que siga dessa forma ao longo do ano. As associadas estão se esforçando para atender ao mercado, apesar de que ainda estamos limitados pelo desabastecimento de peças e componentes, o que gera dificuldade na montagem e, consequentemente, a falta de alguns modelos no mercado”.

Cyro Gazola

750 mil unidades

A expectativa, já considerados os fatores relacionados à pandemia, é de que as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produzam 750 mil unidades este ano – 12,8% a mais que em 2020, ano que fechou com 665.186 unidades produzidas. De acordo com Gazola, a expectativa é que a normalização no fornecimento aconteça em meados deste ano.

“O cenário da pandemia trouxe ainda mais protagonismo ao segmento de bicicletas, que já estava em ascensão. Esse fator, aliado à falta de insumos, gerou um desequilíbrio entre oferta e demanda”.

Cyro Gazola

Entre os principais itens em falta estão os sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins, provenientes de fornecedores globais que precisam atender, simultaneamente, à demanda crescente em vários países.

Balanço 2020

A categoria mais produzida em 2020 foi a Mountain Bike (MTB), com 361.379 bicicletas, seguida da Urbana/Lazer (215.538 unidades).

“A MTB antes era mais usada em trilhas e terrenos acidentados. Agora vem sendo utilizada também nas cidades, devido aos seus recursos tecnológicos, como suspensões, maior número de marchas e freios hidráulicos, entre outros”.

Gazola

Em 2020, foram exportadas 14.473 bicicletas em todo o território nacional. De acordo com dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, o resultado foi 4% maior ao registrado em 2019, que foi de 13.915 unidades. Os três principais destinos foram nosso vizinho Paraguai (7.689 bicicletas), Uruguai (2.956 unidades) e Bolívia (2.558 unidades).

Já as importações totalizaram 51.845 bicicletas. Na comparação com 2019, que teve 74.962 unidades importadas, foi registrada uma retração de 30,8%.

Também de acordo com dados do portal Comex Stat, a China respondeu pelo maior volume, com 36.910 bicicletas. Na sequência, vieram Taiwan (8.355 unidades) e Vietnã (3.298 unidades).

Gráfico de barras contendo os dados comparativos mensal e acumulado da produção de bicicletas em 2020

Ações solidárias

Durante a coletiva – realizada virtualmente -, a Abraciclo também relatou as ações solidárias realizadas pela entidade juntamente com outros parceiros para ajudar a combater a pandemia em Manaus, uma das cidades mais afetadas pela pandemia no Brasil. Além de arrecadação e doação de alimentos para a população vulnerável, foram arrecadados fundos para a doação de cilindros de oxigênio para os pacientes hospitalizados.

Para mais informações, acesse o site www.abraciclo.com.br.

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

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