GeralMobilidade urbanaSegurança

O que não fazer no pedal

Todos os dias, quando saímos para pedalar, seja em grupo ou sozinhos, vemos algum ciclista fazendo algo errado nas vias (fazendo merda mesmo), e muitas vezes eles nem sabem que estão atrapalhando.

Seguindo a campanha do Maio Amarelo, reunimos nos grupos de pedal da cidade algumas más práticas que observamos por aí. Veja se você faz alguma delas:

  • Andar na calçada – Trafegar de bike pela calçada é uma das coisas mais tristes que um ciclista pode fazer. Bicicletas são veículos, e seu lugar é na rua ou na ciclovia. Calçada é lugar do pedestre.
  • Trafegar na contramão – Muita gente acha que andar no sentido contrário dos carros favorece a segurança, mas é o oposto: se você colidir com um veículo e ele estiver a 30 km/h e você a 20 km/h, as velocidades são somadas e você beijará o para-brisas a 50 km/h. Se ambos estiverem no mesmo sentido, as velocidades são subtraídas e você baterá a 10 km/h. O que prefere?
Só de ver a imagem já me deu um frio na barriga
  • Usar fones no volume máximo – usar fones de ouvidos muitas vezes ajuda você a pedalar melhor. Quem usa a música do Rocky Balboa nas subidas sabe do que estou falando. Mas usá-los no volume máximo pode prejudicar você e todo mundo à sua volta. Se você estiver pedalando em grupo, aconselhamos nem usar fones, pois pode acabar criando um acidente por desatenção e estragar o rolê da galera.
  • Não levar água ou comida – sair de casa só com a roupa do corpo e sem nenhuma forma de hidratação ou alimentação pode ser ruim demais, a não ser que esteja em um local de treinamento com estes itens sempre por perto. Muita coisa pode dar errado, inclusive ter uma hipoglicemia súbita e desmaiar.
  • Não levar kits de reparo – não seja a pessoa que sai de casa sem nada. Leve pelo menos espátulas, remendos, bomba de ar e um canivete de ferramentas, embora você saiba que os todos os amigos estão levando, é ruim ser sempre o cara que só empresta o dos outros e nunca leva nada.
  • Falta de sinalização – isso é algo que incomoda demais, seja outros ciclistas, pedestres, motoristas, ou seja, todo mundo que estiver na via. Um ciclista sem sinalização é um ciclista invisível e perigoso, pois pode causar acidentes gravíssimos.
Esses sinalizadores são muito baratos e podem te salvar de enrascadas
  • Sinalização incorreta – sinalização é importante, mas usá-la corretamente também é. O padrão mundial adotado em veículos é sempre: luz branca na frente, luz vermelha atrás e amarela para os lados. Quando você altera esse padrão, está sinalizando incorretamente para as outras pessoas. Não somente um carro pode achar que você está indo e não vindo, além do problema de cegar alguém que esteja atrás de você, caso use a luz branca na traseira. As luzes azuis muitas vezes ofuscam muito, evite.
  • Andar em pelotões – embora pareça que em vias largas isso não atrapalhe tanto o trânsito, acaba atrapalhando demais. Pense que se houver um ciclista que precise ultrapassar o pelotão ele terá que mudar de faixa, isso o coloca em risco. Está também no Código de Trânsito Brasileiro: ciclistas devem andar em fila indiana.
  • Não indicar mudanças – principalmente se você estiver em grupo, avise os outros membros de suas paradas, mudanças de direção, problemas na pista, etc. O simples apontar para onde quer virar ajuda muito a evitar problemas, já que bikes não têm seta e ninguém tem bola de cristal.
Avise para o que vai fazer, facilite a vida dos amiguinhos
  • Equipamentos de segurança – por mais que saibamos que muita gente não gosta, equipamentos de proteção são essenciais. O mínimo de segurança pode fazer muita diferença entre uma raladinha e um raladão. Luvas, óculos e capacete são muito importantes, especialmente se você estiver em grupo e não quiser estragar a diversão dos amigos.

E você, tem mais alguma dica de erros que ciclistas cometem e que podem atrapalhar o pedal? Deixe nos comentários.

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente

%d blogueiros gostam disto: