BrasilCicloativismoMobilidade urbanaNotícias e novidades

CONTRAN desiste de multar ciclistas

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) revogou a resolução que previa a multa para pedestres e ciclistas. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

Entre as justificativas para a decisão, está o próprio Côdigo de Trânsito Brasileiro, que, em seu artigo 74, estabelece a educação para o trânsito como direito de todos e dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

Além disso, o texto leva em consideração, também “a necessidade de se promover, prioritariamente, a conscientização da sociedade por meio de campanhas educativas para o trânsito”.

Campanha educativa

Além da revogação, o CONTRAN aprovou a criação da Campanha Educativa de Trânsito, com o slogan “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A campanha será desenvolvida de abril de 2019 a maio de 2020.

O foco no ciclista será trabalhado na campanha a partir do 3º quadrimestre de 2019, a partir da campanha da Semana Nacional de Trânsito em setembro. Já em outubro, o mote da campanha serão “Bicicletas como meio de locomoção, o que saber para se proteger e proteger o ciclista”.

Em novembro, a campanha terá foco na conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. Finalmente, em dezembro, o tema a ser trabalhado será “Bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito”.

Agora estamos de acordo!

Bem, para nós, não é nada além do óbvio, afinal, é o que temos falado há tempos: conscientizar e educar primeiro, punir depois.

De toda maneira, que isso não sirva de pretexto para que a gente desobedeça as regras do trânsito. Elas são feitas para a nossa segurança, e devem ser cumpridas sempre.

Mayara Godoy

Minha primeira bicicleta foi uma Caloi Ceci vermelha com cestinha, quando eu tinha 4 anos. A diferença é que sem as rodinhas eu já levei vários tombos - mas também já fui bem mais longe.

Comente

%d blogueiros gostam disto: