CicloativismoEspecialMobilidade urbanaNotícias e novidadesSegurança

Especial Ciclovias – BR 277

Outro dia, minha esposa me disse que haviam sinalizado a ciclovia da BR 277 (você sabia que ela existe?). A ciclovia começa na altura do Bairro Portal, um pouco antes da passarela, e vai até o Três Lagoas. Embora seja apenas do lado direito da rodovia (sentido Cascavel), a pista é larga, pintada de vermelho e muito bem feita.

O início da ciclovia

Meu destino era a trilha do Vitorassi, então iniciei o trajeto pela pista exclusiva para bikes, e logo depois de algumas centenas de metros já encontrei um ciclista – não um amador com roupinha e capacete, um cara profissa mesmo, o Armelino.

Armelino: 66 anos com carinha de 45. Parece que pedalar faz bem mesmo

O marceneiro aposentado, meio desconfiado, trocou algumas palavrinhas comigo e até permitiu uma foto. Aos 66 anos, ele ainda pedala diariamente, às vezes buscando madeiras para praticar a sua profissão e construir algumas coisinhas. Segundo ele, a ciclovia ficou muito boa: “dá pra andar bastante e com segurança”, disse.

Mas, como nada é perfeito, notamos alguns problemas: em determinados pontos, os alçapões e acessos de cabeamento e água não foram contornados e ficam no meio da pista. Em outro trecho, até um ponto de ônibus toma mais da metade da faixa.

Se não prestar atenção pode ser o ponto final… desculpa, trocadilho fraco

Durante o trajeto, encontrei várias pessoas utilizando a ciclovia, muitas delas aparentando trabalhar por ali, como foi o caso do Antonio.

Antonio! Espera aí cara!

O operador de empilhadeira, de 47 anos, faz o trajeto do Portal até o seu trabalho todos os dias. São aproximadamente 10km que ele faz com sua companheira de duas rodas. Ele gostou muito da pista, pois é rápida, segura e bem construída, apesar de não gostar muito de fotos e estar com pressa, papeamos bastante enquanto pedalávamos.

A única interrupção da via foi por conta de uma árvore, então ok.

Em resumo, a ciclovia da BR277 foi uma ótima aquisição para a cidade, principalmente para os que moram no Três Lagoas e querem vir até o Portal pedalando em segurança. Apenas a travessia da rodovia ainda está complicada, mas talvez isso possa ser melhorado no futuro.

Esperamos que ela tenha também um acompanhamento e conservação adequados, para que não fique no mesmo estado das outras, como a da José Maria de Brito, por exemplo.

Este post inaugura uma nova série do Bicicletismo, o “Especial Ciclovias”. Nos próximos dias, iremos pedalar por algumas das ciclovias da cidade e fazer uma avaliação como esta aqui.

E você, costuma usar alguma ciclovia? Quer faze algum comentário sobre isso? Não seja tímido (a).

Fernando Correia

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, mas com uma bicicleta no pé e sem muita ideia na cabeça

Comente

%d blogueiros gostam disto: